Parlamentares elogiam Sindifisco por consciência social
“O Sindifisco Nacional é um sindicato cidadão, que pensa o país”. Foi com essa frase que o deputado Chico Alencar (PSOL/RJ) – foto – resumiu a campanha “Imposto Justo”, lançada na terça-feira (21/5), no auditório Nereu Ramos, na Câmara dos Deputados em Brasília (DF). Ao parabenizar o Sindifisco pela iniciativa, Alencar lembrou que "normalmente, os sindicatos, por sua natureza, só pensam em sua corporação e reivindicações de classe e categoria, mas o Sindifisco foi além", elogiou o parlamentar.
Diversos deputados participaram do lançamento, e, durante a solenidade, os discursos seguiram o tom elogioso do comentário do parlamentar fluminense. Para o deputado João Dado (PDT/SP), "quando o Sindifisco toma essa iniciativa de batalhar por um sistema tributário justo, está exercendo um papel denunciante da situação que vivemos hoje no país". Vicente Cândido (PT/SP) destacou que ficou evidente que a categoria dos Auditores-Fiscais está preocupada com a sociedade.
O deputado Ricardo Berzoini (PT/SP) afirmou que a proposta do Sindifisco Nacional caminha ao encontro das necessidades da sociedade brasileira. “Se faz necessária uma reforma tributária, uma vez que o sistema tem sido tradicionalmente injusto. É importante se renovar o ímpeto de mudança nesse aspecto. Acreditamos que devemos assumir esse debate que interessa muito aos trabalhadores”, disse.
Em outros pronunciamentos, os deputados também ressaltaram o acerto da entidade na apresentação da proposta. “As iniciativas (PL e PEC) são muito lúcidas, de interesse do país e representam o ideal mais difícil que a humanidade persegue, que é a justiça”, resumiu o deputado Esperidião Amin (PP/SC).
Também acompanharam o lançamento os deputados Onofre Santo Agostini (PSD/SC), Antônio Brito (PTB/BA), Amauri Teixeira (PT/BA), Assis Melo (PCdoB/RS), Décio Lima (PT/SC), que é também presidente da CCJ (Comissão de Constituição e Justiça), César Colnago (PSDB/ES), Márcio Macêdo (PT/SE), Dr. Grilo (PSL/MG), Jair Bolsonaro (PP/RJ), Paulo Rubem Santiago (PDT/PE), Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) e Luiz Alberto (PT/BA). Todos discursaram em defesa da campanha e em apoio ao Sindicato na empreitada.
Além dos parlamentares, estiveram presentes no evento, representantes do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), da CUT (Central Única dos Trabalhadores), do Mosap (Movimento dos Servidores Públicos, Aposentados e Pensionistas), da Auditar (União dos Auditores Federais de Controle Externo), do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho), do Anffa Sindical (Sindicato Nacional dos Fiscais Federais Agropecuários), da CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado) e do SindPFA (Sindicato Nacional dos Peritos Federais Agrários).
O "Imposto Justo" é um Projeto de iniciativa popular que corrige a tabela de IRPF (Imposto de Renda da Pessoa Física) de forma a aliviar a pressão tributária sobre os mais pobres. A ideia é alterar leis brasileiras de forma a garantir que a tabela do IR seja corrigida de acordo com a média dos ganhos salariais no país. A iniciativa vai corrigir, em dez anos, uma defasagem que existe desde 1996 e que vem prejudicando as pessoas das faixas mais baixas de renda.
Apoio da sociedade – Durante a apresentação, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, convidou todos a se empenharem no apoio a uma causa voltada para "o bem de todo o país". “Vamos precisar que cada um reverbere a campanha, pois só assim a sociedade vai perceber quão justa poderia ser a tributação no Brasil. A partir de hoje, essa campanha não é mais do Sindifisco, mas da sociedade como um todo”, disse.
Na ocasião, Delarue apresentou um vídeo explicativo sobre o Projeto de Lei de iniciativa popular, do Sindifisco, que prevê, entre outros pontos, a correção da tabela do imposto de renda como forma de corrigir as injustiças fiscais cometidas contra os menos favorecidos. O vídeo está disponível no site da campanha (www.sindifisconacional.org.br⁄impostojuto) e no YouTube (http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=1NwHQr8GQ20#action=share). Além disso, as novidades sobre a campanha podem ser também conferidas no hot site www.sindifisconacional.org.br/impostojusto.
>> Leia também Imposto Justo: agora é hora de coletar assinaturas e saiba como aderir à campanha.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2013/Maio/Bol911/Deputados]}