Sindifisco e Correio realizarão debate sobre a Reforma da Previdência
O Sindifisco Nacional fechou uma importante parceria com o Correio Braziliense, principal jornal impresso e on-line de Brasília (DF), para ampliar as discussões em torno da Reforma da Previdência proposta pelo Governo, por meio da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 287/2016. No dia 25 de abril, Auditores Fiscais, parlamentares, especialistas, secretários de governo e o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, participarão de um debate, com transmissão ao vivo, que possibilitará o confronto de ideias sobre a Reforma e suas implicações para a sociedade brasileira.
O palco do “Correio Debate” (acesse aqui a programação completa) será o auditório do edifício sede do Correio Braziliense, onde os participantes debaterão o tema de forma interativa e dinâmica, em três painéis de discussão mediados pelo jornalista e editor-executivo Vicente Nunes. A saudação aos convidados ficará a cargo do presidente do Sindifisco Nacional, Auditor Fiscal Claudio Damasceno, e a abertura será feita pelo ministro Dyogo Oliveira.
Para o primeiro painel, que discutirá “Os impactos da Reforma da Previdência”, estão confirmadas as presenças do Auditor Fiscal Mário Pinho, do deputado federal Arthur Maia – relator da PEC 287/2016 na Comissão Especial –, do secretário da Previdência, Marcelo Caetano, e do diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz. Em seguida, estará em pauta “A Reforma e as contas públicas”, com a participação confirmada da auditora federal de controle externo do TCU (Tribunal de Contas da União), Luciene Pereira, e do secretário de políticas de Previdência Social, Leonardo Rolim.
No último painel, intitulado “A Reforma e o Setor Público”, serão tratadas a situação atual e as mudanças previstas para o RPPS (Regime Próprio de Previdência Social), que poderão afetar diretamente os servidores públicos, entre eles os Auditores Fiscais. Participarão do debate o diretor superintendente substituto da Previc (Superintendência Nacional de Previdência Complementar), Fábio Coelho, os representantes da Funpresp-Exe, Ricardo Pena (diretor-presidente) e da Funpresp-Jud, Edmilson Enedino Chagas, além do assessor do Diap (Departamento Intersindical De Assessoria Parlamentar), Antônio Queiroz.
Visibilidade – A vice-presidente do Sindifisco Nacional, Auditora Fiscal Maria Cândida Capozzoli, que tem acompanhado de perto as discussões sobre a Reforma da Previdência, especialmente no Congresso Nacional, avalia que o evento será uma grande oportunidade de estender o debate para a população em geral, reafirmando o posicionamento da Classe dos Auditores Fiscais contra uma Reforma que poderá trazer retrocesso e perda de direitos dos trabalhadores. “Queremos, com essa visibilidade que o Correio Braziliense nos proporcionará, que toda a sociedade possa conhecer um pouco mais da proposta do Governo e de como ela será prejudicial caso seja aprovada”, afirmou a dirigente.
O Correio Debate sobre a Reforma da Previdência terá transmissão ao vivo pelo site do Sindifisco Nacional e ganhará destaque na edição on-line do Correio Braziliense durante todo o evento, com chamadas de destaque na home page sobre os principais pontos trazidos pelos painelistas. Depois do debate, o jornal publicará um suplemento especial, na edição impressa, com a cobertura completa e entrevistas com os participantes.
Participação das DS – A DEN (Diretoria Executiva Nacional) reforça a importância da participação dos Auditores Fiscais no debate, como forma de demonstrar o peso e o envolvimento da categoria nas discussões da Reforma da Previdência. Para confirmar a inscrição dos filiados, as Delegacias Sindicais (DS) devem mandar os nomes para o Setor de Eventos do Sindifisco, pelo email darcila@sindifisconacional.org.br. A Diretoria informa que, devido à proximidade do evento, não há prazo para pedido de dispensa de ponto. Eventuais dúvidas também podem ser sanadas pelo telefone (61) 3218-5251.