Sindifisco discute com Fonacate ações para superar a crise
Com o objetivo de buscar caminhos para superar a crise provocada pelo coronavirus no país, o presidente do Sindifisco Nacional, Kleber Cabral, e o diretor de Assuntos Internacionais da entidade, Kurt Theodor Krause, participaram de reunião na quarta (25), por videoconferência, com vários representantes de entidades que compõem o Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate).
Um dos principais temas que pautaram o debate foi a iniciativa do governo e de alguns parlamentares de sugerir redução de salários dos servidores públicos, algo que pode agravar ainda mais a crise no país. Isso porque a superação desse momento crítico depende do esforço redobrado de quem atua em setores estratégicos, como de tributação e fiscalização aduaneira, diplomacia, segurança pública, saúde e pesquisa, entre outros. O trabalho de cada uma dessas carreiras é crucial para o enfrentamento e a superação da crise econômica e social desencadeada pelo alastramento da Covid-19.
Kleber Cabral pontuou que cortar salários agora só vai agravar os problemas econômicos do país. “Essa crise, provocada pelo coronavírus, está só começando. Não vai acabar logo nem durar para sempre. Porém, existem outras formas de arrecadar recursos nesse momento, como a tributação sobre as grandes fortunas e a criação de uma alíquota adicional para bancos e instituições financeiras”, sugeriu.
Para o presidente do Fonacate, Rudinei Marques, a intenção da equipe econômica do governo de sugerir redução salarial, além de inútil, do ponto de vista econômico, é inconstitucional, sob o aspecto jurídico. “Atesta, uma vez mais, o descaso do ministro Paulo Guedes e de sua equipe em relação ao serviço público brasileiro”, completou.
Rudinei Marques também repercutiu entre os participantes as notícias acerca de tratativas desse assunto entre o presidente da Câmara, deputado federal Rodrigo Maia (DEM-RJ), e o presidente do STF, ministro Dias Toffoli, segundo as quais o propalado corte de salários dos servidores públicos não estaria em estudo. Porém, ressaltou que tal informação deve ser vista com ressalva, em função de possíveis mudanças de entendimento político.
Contribuições – O diretor de Assuntos Internacionais do Sindifisco, Kurt Krause, destacou durante a videoconferência que as proposições de cada carreira são importantíssimas no atual contexto, mas disse que cada entidade também deve estudar como fazer essa discussão chegar à sociedade, já que segmentos do mundo político e da mídia nacional insistem no discurso de que a solução para a crise é o corte de salários de servidores públicos.
O Fonacate vai se reunir mais uma vez na próxima segunda (30) para fazer nova análise de conjuntura e para reforçar as estratégias tanto para vencer a crise como para combater qualquer proposta que vise à redução de salários dos servidores públicos.