Aduana é tema de reunião entre Ministério da Infraestrutura e Sindifisco
Diretores do Sindifisco Nacional se reuniram na semana passada com o chefe da Assessoria Institucional e Internacional do Ministério de Infraestrutura, Gustavo Afonso Sabóia, e com seu gerente de projetos, Rafael Vitale. O objetivo do encontro foi destacar o papel fundamental da Aduana no processo de modernização de portos e aeroportos, contribuindo para fortalecer o comércio exterior e desenvolver economicamente o país. Participaram do encontro o 2º vice-presidente do Sindifisco, Jesus Luiz Brandão, e os diretores George Alex de Souza (Assuntos Parlamentares) e Elias Carneiro Jr. (Administração e Finanças).
Na reunião, os diretores discorreram sobre alternativas defendidas pelo sindicato para garantir os recursos necessários ao aperfeiçoamento do Estado, incluindo aí a área de infraestrutura. Além disso, sinalizaram a importância de a Aduana brasileira estar preparada para este novo momento de modernização de portos e aeroportos, a cargo do Ministério de Infraestrutura.
“Entendemos que é necessária uma avaliação dos procedimentos hoje vigentes a fim de que a fiscalização seja mais eficiente e esteja em consonância com as transformações em curso no mundo inteiro”, destacou Elias Carneiro Jr., que, na Receita, atua na Alfândega do Porto de Santos.
O Sindifisco defende que os aperfeiçoamentos a serem feitos na Aduana precisam contemplar as necessidades do Estado e dos agentes que operam no comércio exterior. “É fundamental estabelecermos diálogo com todos os intervenientes (públicos e privados) para diagnosticarmos eventuais gargalos logísticos e operacionais em portos e aeroportos e estamos à disposição para intermediar esse diálogo”, reforçou George Alex.
“O sindicato entende que a modernização é uma exigência do cenário internacional. Entretanto, é preciso conjugar procedimentos mais céleres com o combate ao contrabando e descaminho, em apreço à soberania nacional”, afirmou Jesus Luiz Brandão.