Sindifisco, Dieese e Ipea promovem oficina sobre Justiça Fiscal no Rio de Janeiro
A 5ª edição da Oficina Justiça Fiscal e Progressividade da Tributação reuniu, na terça-feira (7/8), na cidade do Rio de Janeiro (RJ), dezenas de sindicalistas, além de representantes do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), do Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) e do Sindifisco Nacional.
Participaram da Oficina membros de organizações sindicais, como o Sindicato dos Bancários do Rio de Janeiro, o Sincomam (Sindicato Nacional dos Condutores da Marinha Mercante), o Fórum Popular de Orçamento, a Federação dos Bancários do Rio de Janeiro e do Espírito Santo, o Sindicato dos Petroleiros do Rio de Janeiro, a CUT/RJ (Central Única dos Trabalhadores do Rio de Janeiro), o Sindicato dos Engenheiros do Rio de Janeiro e a Federação dos Comerciários do estado.
Durante o encontro, o diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Luiz Benedito, ressaltou que o Brasil é um país com muitas desigualdades de renda, que refletem no sistema tributário. “Essa discussão tem que ser disseminada para que se leve ao poder político posições que deem conta desta situação. Caso contrário, somente os que têm poder econômico conseguem influenciar nas grandes decisões econômicas, tributárias e fiscais”.
Além do diretor do Sindifisco, também participaram do evento o coordenador do Escritório Regional do Dieese do Distrito Federal, Clovis Scherer; o coordenador do Escritório Regional do Dieese no Rio de Janeiro, Cloviomar Cararine; o gerente de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Álvaro Luchiezi; e o técnico em Planejamento e Pesquisa do Ipea, José Aparecido Carlos Ribeiro.
A posição do Diretor do Sindifisco foi endossada pelos demais palestrantes, que também apresentaram propostas com vistas ao aprimoramento do sistema tributário brasileiro.
A próxima edição da Oficina será em São Paulo (SP), no dia 16 de agosto.