Sindifisco, Dieese e Ipea promovem a 6ª oficina de Justiça Fiscal

A 6ª edição da Oficina Justiça Fiscal e Progressividade da Tributação reuniu 29 sindicalistas, na sede do Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos), no Centro da capital paulista, na quinta-feira (16/8). O evento foi organizado em uma parceria entre Sindifisco Nacional, Dieese e Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada). Pelo Sindicato, participaram das oficinas o diretor de Estudos Técnicos, Luiz Benedito; e o gerente da pasta, Álvaro Luchiezi.

A ideia das oficinas é levar aos sindicatos conhecimento e informação básica, permitindo maior clareza ao setor sindical sobre a questão da Justiça Fiscal e sobre a baixa progressividade da tributação.

Pelo Dieese, participaram da oficina o diretor técnico, Clemente Ganz Lúcio; o coordenador regional da entidade no Distrito Federal, Clóvis Scherer; a coordenadora do Escritório Regional do Departamento em São Paulo, Eliana Elias; e o técnico em planejamento do Ipea, José Aparecido Carlos Ribeiro.

Durante o encontro, o diretor de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional ressaltou que a discussão sobre a tributação brasileira faz parte do cotidiano dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil). Em sua explicação, fez uma analogia, mostrando que, “assim como conferimos a conta que pagamos no restaurante para saber que não nos estão cobrando a mais, também devemos ter conhecimento e conferir a conta dos tributos que pagamos”.

Luiz Benedito prosseguiu com a afirmativa de que esta discussão precisa ser levada às bases de forma que seja promovida uma consciência sobre o tema. “O capital econômico está no Congresso Nacional, influenciando e definindo normas. Se o trabalhador não fizer o contraponto, prevalecerá o ponto de vista do capital”, destacou o diretor do Sindifisco Nacional.

O diretor técnico do Dieese, Clemente Ganz Lúcio, apresentou o livro “Progressividade da Tributação e Desoneração da Folha de Pagamentos” e a cartilha “A Progressividade na Tributação Brasileira”. Na oportunidade, agradeceu a cooperação do Sindifisco Nacional pela iniciativa e convite para discutir a questão tributária com o movimento sindical.

Na mesma linha, a coordenadora do escritório regional do Dieese em São Paulo, Eliana Elias, falou sobre o papel histórico do Dieese na prestação de assessoria ao movimento sindical, promovendo iniciativas de formação profissional e pesquisas.

O representante do Ipea, José Aparecido, falou sobre os interesses da entidade na realização das oficinas. Segundo ele, o instituto tem buscado dialogar com a sociedade e com o Governo a fim de tornar a reflexão técnica mais produtiva.

A última atividade prevista para esta etapa do processo de cooperação da referidas entidades também será realizada em São Paulo, mas ainda não tem data definida.