Estado de São Paulo: Dados do Sindifisco apontam que classe média é responsável pela maior fatia do IR

O jornal do Estado de São Paulo destacou estudo do Sindifisco Nacional demonstrando que, se antes eram as classes sociais mais abastadas que respondiam pela maior fatia do IR (Imposto de Renda), atualmente é a classe média quem arca com a maior fatia do tributo.

De acordo com o levantamento do Sindicato, no ano de 2013, os brasileiros com renda mensal acima de 20 salários mínimos respondiam por 47,2% do IR pago ao Fisco. As pessoas que recebiam entre dois e vinte salários foram responsáveis por 52,5%. Já em 2007, quando a série histórica da RFB começou, os mais ricos respondiam por 60,3% e a classe média, 39,2%.

Álvaro Luchiezi, gerente de estudos técnicos do Sindifisco Nacional, explica ao jornal O Estado de SP que "há uma fuga da tributação nas faixas superiores, com os contribuintes se transformando em pessoas jurídicas, ao mesmo tempo em que ocorre um acúmulo nas intermediárias devido, principalmente, à defasagem da tabela, mas também à formalização do mercado de trabalho no período”.

Confira a íntegra da matéria.

Conteúdos Relacionados