Sindifisco apresenta emenda e consegue mais de 27 assinaturas para restaurar adicional por tempo de serviço especificamente para os Auditores-Fiscais

Senador Reguffe (União-DF)

A articulação política do Sindifisco Nacional continua a todo vapor para defender os pleitos dos Auditores-Fiscais no Congresso Nacional. Ao longo desta semana, os diretores percorreram ao menos 47 gabinetes de senadores, de líderes e vice-líderes partidários (veja a lista abaixo).

O trabalho parlamentar foi realizado pela 2ª vice-presidente do Sindifisco, Auditora-Fiscal Natália Nobre; pelo diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano de Sá Neto; pela diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares, Auditora-Fiscal Patrícia Fiore Cabral; e pelos Auditores-Fiscais Roberto Paulo da Silva Santos e Kátia Viana Coelho de Souza.

Além de expor as reivindicações centrais dos Auditores (realização de concurso público, regulamentação da Lei 13.464/2017 e reposição orçamentária da Receita), o objetivo das visitas foi obter as assinaturas para emplacar a Emenda de Plenário nº 9 à PEC 63/2013, de autoria do senador Giordano (MDB-SP), que propõe o retorno do adicional de tempo de serviço especificamente aos ocupantes do cargo de Auditor-Fiscal da Receita Federal, sejam eles ativos ou aposentados.

Em semanas anteriores, o Sindifisco trabalhou a emenda do senador Alessandro Vieira (PSDB-SE) que amplia esse benefício a todos os servidores públicos (conforme noticiado aqui, aqui, aqui e aqui). A emenda do senador Alessandro Vieira foi trabalhada pelo Sindifisco desde o dia em que foi apresentada e o Sindifisco foi o responsável pela obtenção da grande maioria dos apoiamentos feitos a essa emenda.

Com o êxito na busca de assinaturas nessa emenda geral, o Sindifisco decidiu articular a apresentação de uma emenda que garantisse o retorno do adicional por tempo de serviço especificamente para os Auditores-Fiscais, e o senador Giordano foi o escolhido para a apresentação.

Além de ser a entidade responsável por buscar e convencer o senador Giordano a apresentar a emenda, o Sindifisco já conseguiu o apoiamento das 27 assinaturas mínimas necessárias para validar a emenda, por meio do trabalho em Brasília e nas bases. Muitos senadores também se comprometeram a assinar e a apoiar a emenda na próxima semana.

O Sindifisco também acompanhou nesta semana a aprovação do PLN 01/2022, que acrescenta R$ 2,57 bilhões ao Orçamento da União deste ano, sendo que a maior parte (R$ 1,7 bi) servirá para despesas do governo com pessoal, encargos sociais e programas. Com essa aprovação, restou superado o último entrave alegado pelo governo para a aprovação de concurso público para os cargos da Receita Federal. Em razão disso, o Sindifisco intensificará as cobranças para que o concurso público para o cargo de Auditor-Fiscal finalmente saia do papel.  

Confira como foram as visitas aos gabinetes dos senadores:

O senador Reguffe (União-DF), além de assinar a emenda, se colocou integralmente à disposição para trabalhar em prol das demandas dos Auditores. Os membros da Direção Nacional aproveitaram para agradecer a defesa da correção da tabela do Imposto de Renda feita pelo senador citando o estudo do Sindifisco Nacional (veja aqui).

Senador Telmário Mota, líder do PROS (RR)
Senador Telmário Mota, líder do PROS (RR)

O líder do PROS, senador Telmário Mota (RR), foi um dos parlamentares que assinaram a emenda nº 09. Ele lamentou a situação crítica em que se encontra atualmente a Receita Federal e se comprometeu a levar as demandas dos Auditores ao Executivo. O parlamentar também vai fazer um discurso em Plenário denunciando a situação e cobrando do governo uma solução para os pleitos dos Auditores-Fiscais.

Senadora Zenaide Maia, 1ª vice-líder do PROS (RN)

Da mesma forma, a 1ª vice-líder do mesmo partido, senadora Zenaide Maia (RN), que sempre demonstrou interesse pelas pautas tributárias, entendeu os anseios dos Auditores-Fiscais, assinou a emenda do senador Giordano e se prontificou a colaborar também nas demais questões apresentadas.

 

Senador Paulo Rocha, líder do PT (PA)
Visita ao gabinete do senador Rogério Carvalho, 1º vice-líder do PT (SE)

O líder do PT, senador Paulo Rocha (PA), e o 1º vice-líder do partido, senador Rogério Carvalho (SE), também se comprometeram a defender o adicional por tempo de serviço para os Auditores por meio da emenda do senador Giordano.

Senador Chico Rodrigues (União-RR)
Senador Chico Rodrigues (União-RR)

O senador Chico Rodrigues (União-RR) assinou imediatamente a emenda e se dispôs a ser um interlocutor junto ao Executivo para contemplar as demais reivindicações dos Auditores.

Visita ao gabinete da senadora Mailza Gomes, líder do PP (AC)

Em visita ao gabinete da líder do PP, senadora Mailza Gomes (AC), o Sindifisco obteve mais uma assinatura para a emenda e mais um importante apoio para as demandas dos Auditores-Fiscais.

Visita ao gabinete do Senador Giordano (MDB/SP)

Por fim, os diretores do Sindifisco e os Auditores-Fiscais visitaram o gabinete do senador Giordano (MDB-SP), para agradecer não só pela apresentação da emenda em prol da categoria, como também por ser sempre prestativo às causas levadas pelo Sindifisco em defesa da administração tributária.

Senador Mecias de Jesus, líder do Republicanos (RR), em seu gabinete no estado

O trabalho parlamentar também foi realizado nas bases. A pedido do Sindifisco, os Auditores-Fiscais titulares de unidades da 2ª Região Fiscal se articularam para entrar em contato com os senadores e essa estratégia resultou na visita ao senador Mecias de Jesus, líder do Republicanos (RR), em seu gabinete em Boa Vista. O parlamentar foi bastante receptivo e prontamente se colocou à disposição para lutar pelas causas dos Auditores.

O trabalho parlamentar segue nas próximas semanas com a articulação de duas estratégias específicas de cobrança dos pleitos dos Auditores-Fiscais junto ao Executivo, que serão divulgadas tão logo se concretizem.

Veja a seguir a relação de senadores visitados esta semana. A maioria deles assinou a emenda do senador Giordano ou se comprometeu a assinar na próxima semana.

  1. Senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB/PB)
  2. Senador Marcos do Val (PODEMOS/ES)
  3. Senador Renan Calheiros (MDB/AL)
  4. Senador Dário Berger (MDB/SC)
  5. Senador Fernando Collor (PROS/AL)
  6. Senador Eduardo Braga (MDB/AM)
  7. Senador Paulo Paim (PT/RS)
  8. Senador Izalci Lucas (PSDB/DF)
  9. Senadora Zenaide Maia (PROS/RN)
  10. Senadora Nilda Gondim (MDB/PB)
  11. Senador Eduardo Gomes (MDB/TO)
  12. Senador Jader Barbalho (MDB/PA)
  13. Senadora Mara Gabrilli (PSDB/SP)
  14. Senador Acir Gurgacz (PDT/RO)
  15. Senador Vanderlan Cardoso (PSD/GO)
  16. Senador Davi Alcolumbre (DEM/AP)
  17. Senador Alessandro Vieira (CIDADANIA/SE)
  18. Senador Rodrigo Cunha (PSDB/AL)
  19. Senador Fabiano Contarato (PT/ES)
  20. Senador Luis Carlos Heinze (PP/RS)
  21. Senador Angelo Coronel (PSD/BA)
  22. Senador Lucas Barreto (PSD/AP
  23. Senador Marcelo Castro (MDB/PI)
  24. Senador Zequinha Marinho (PL/PA)
  25. Senador Reguffe (PODEMOS/DF)
  26. Senador Carlos Fávaro (PSD/MT)
  27. Senadora Mailza Gomes (PP/AC)
  28. Senadora Daniella Ribeiro (PP/PB)
  29. Senador Rogério Carvalho (PT/SE)
  30. Senadora Leila Barros (CIDADANIA/DF)
  31. Senador Chico Rodrigues (DEM/RR)
  32. Senador Otto Alencar (PSD/BA)
  33. Senador Paulo Rocha (PT/PA)
  34. Senador Giordano (MDB/SP)
  35. Senador Flávio Arns (PODEMOS/PR)
  36. Senador Jean Paul Prates (PT/RN)
  37. Senador Marcos Rogério (PL/RO)
  38. Senadora Rose de Freitas (MDB/ES)
  39. Senador Telmário Mota (PROS/RR)
  40. Senador Mecias de Jesus (REPUBLICANOS/RR)
  41. Senador Humberto Costa (PT/PE)
  42. Senador Jorginho Mello (PL/SC)
  43. Senador Lasier Martins (PODEMOS/RS)
  44. Senador Plínio Valério (PSDB/AM)
  45. Senador Weverton (PDT/MA)
  46. Senador Sérgio Petecão (PSD/AC)
  47. Senador Omar Aziz (PSD/AM)

Conteúdos Relacionados