Sindifisco apoia conferência no Ceará que tratará do uso da inteligência artificial e seus efeitos no mundo do trabalho

Nos dias 15, 16, 17, 22 e 28 de maio e 4 de junho, será realizada a “I Conferência Inteligência Artificial, Sindicatos e a luta por Direitos”, nas cidades cearenses de Fortaleza, Redenção, Juazeiro do Norte e Sobral. O evento é uma histórica iniciativa conjunta de entidades sindicais, acadêmicas e estudantis e tratará das dimensões alcançadas pela inteligência artificial, interligada com temas relacionados com o mercado de trabalho, a proteção da sociedade e dos indivíduos, o futuro das nações, os grandes desafios desta onda tecnológica, dentre outros.

O propósito do evento é que os movimentos sindicais, servidores docentes, técnicos administrativos e estudantes universitários debatam esta realidade, que vai transformar a sociedade e o mercado profissional. O Sindifisco Nacional é um dos apoiadores e promoverá a retransmissão das palestras pelo YouTube da entidade (www.youtube.com/sindifisconacional), participando de esforço de divulgação que envolverá dezenas de entidades também parceiras.

Estão confirmadas as presenças dos palestrantes Ricardo Antunes, sociólogo, professor e pesquisador da Unicamp; Sérgio Amadeu, doutor em ciência política, professor da UFABC; Ladislau Dowbor, economista e professor da PUC-SP; professor Custódio Almeida, reitor da Universidade Federal do Ceará (UFC); Kelma Rabelo, do Fórum Permanente em Defesa do Serviço Público – Ceará; Emily Forte, do Diretório Central dos Estudantes da UFC; Inês Escobar, professora da UFC e diretora do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC); José Vital, da equipe da Teia Digital; Nauber Gois, do Sindicato dos Trabalhadores em Serviços de Informática do Ceará (SindPd); Sylvio Gadelha, da UFC; e Samuel Farias, do Diretório Central dos Estudantes (DCE) da UFC.

As seis palestras que compõem a Conferência poderão ser acompanhadas também pelas redes sociais do próprio evento:

Para mais informações, visite também o site da conferência: www.iasindicatosedireitos.com.br e confira aqui um artigo sobre o tema, de autoria de José Vital, organizador do evento.

Veja abaixo a programação completa, considerando que todas as exposições ocorrerão sempre no horário de 18h30 às 21h30:

15 de maio – quarta-feira
Auditório da Faculdade de Direito da UFC
Inteligência Artificial e as consequências para o mundo do trabalho

16 de maio – quinta-feira
Auditório IFCE Campus Fortaleza
Inteligência Artificial com Soberania: riscos e possibilidades para o Sul Global

17 de maio – sexta-feira
Auditório da FEAAC – UFC
Inteligência Artificial com proteção da sociedade e dos indivíduos

22 de maio – quarta-feira
Auditório da UNILAB em Redenção
Inteligência Artificial e o futuro das Nações

28 de maio – terça-feira
Auditório da URCA em Juazeiro do Norte
Inteligência Artificial: onda ou tsunami?

4 de junho – terça-feira
Auditório da UVA em Sobral
Inteligência Artificial e os grandes desafios desta onda tecnológica