Sindifisco acompanha lançamento de movimento dos aposentados

O diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares do Sindifisco Nacional, Castelo Bessa, acompanhou o lançamento do Una-se (Movimento Unificado dos Idosos, dos Aposentados e Pensionistas do Serviço Público e Privado), cuja solenidade reuniu pelo menos 500 servidores, entidades e parlamentares da comissão Mista de Orçamento (Plenário II) da Câmara dos Deputados. O ex-diretor da pasta, João Santos, também participou da reunião juntamente com Auditores Fiscais que realizaram trabalho parlamentar no Congresso Nacional.

O Una-se tem duas bandeiras: a aprovação da PEC (Proposta de Emenda à constituição) 555/06, que dispõe sobre o fim gradativo da contribuição previdenciária imposta a aposentados e pensionistas; e do PL (Projeto de Lei) 4434/08, que trata da correção das aposentadorias do INSS pelo número de salários da época da concessão estão entre as prioridades do Una-se, que também defende a valorização do idoso e dos trabalhadores do serviço público e da iniciativa privada.

O movimento tem a coordenação do Mosap (Movimento dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) e da Cobap (Confederação Brasileira de Aposentados e Pensionistas e Idosos) e conta com apoio do Sindifisco Nacional. O evento teve abertura realizada pelo deputado Cléber Verde (PRB/MA) e contou de com a presença do senador Paulo Paim (PT/RS).

A mesa de abertura ainda foi composta pelos deputados Arnaldo Faria de Sá (PDT/SP) e Marçal Filho (PMDB/MS), que se posicionaram em apoio aos servidores. Também estiveram na reunião os deputados Izalci Lucas (PSDB/DF), André Figueiredo (PDT/CE), Ozanilda Gondim (PMDB/PB), Luíza Erundina (PSB/SP) e Lincoln Portela (PR/MG), Júlio Delgado (PSB-MG), Chico Alencar (Psol-RJ) e Rubens Bueno (PPS-PR).

Com faixas e cartazes, aposentados, pensionistas e idosos expressaram o imediatismo que têm na aprovação das matérias que, no entendimento do Sindifisco Nacional, mitigará as injustiças feitas aos aposentados e pensionistas do serviço público e privado que muito já contribuíram para o crescimento do país.

O movimento iniciado ontem vai continuar e já tem quatro eventos agendados: 16 de agosto no Rio de Janeiro (RJ), 21 de agosto em Porto Alegre (RS), 28 de agosto em São Paulo (SP) e 19 de setembro em Natal (RN).

Senado Federal – Enquanto prosseguia o ato de lançamento do Una-se, uma comissão do movimento foi recebida pelo presidente do Senado Federal, Renan Calheiros (PMDB-AL), que garantiu apoio à luta pela valorização dos idosos e aposentados.

Câmara dos Deputados – A mesma comissão se reuniu com presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Eduardo Alves (PMDDB/RN). Nas duas reuniões, o presidente do  Mosap, Edilson Haulbert, fez uma exposição sobre a luta pela aprovação da matérias e reiterou o pedido de apoio das Casas às causas dos aposentados, pensionistas e idosos.

Ambas as matérias estão prontas para votação em plenário. A entidades cobraram que o presidente coloque as proposições na ordem do dia.

Alves alegou que, neste momento, há uma dificuldade de quórum na Casa, principalmente para aprovação de PECs. Pediu ainda um prazo de mais dois meses para que o Governo apresente uma proposta pela aprovação das matérias. Findado este prazo, afirmou que colocará as matérias em votação após as eleições.

{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2014/08-Agosto/Bol1209/unase/]}

 

 

 

 

 

Conteúdos Relacionados