Sindicato saúda servidores públicos
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional saúda todos os servidores públicos pelo Dia do Servidor Público. O Sindicato rememora as palavras de Thomas Jefferson que dizia: “que quando um homem assume uma função pública, deve considerar-se propriedade do público”. E é assim que a entidade tem visto o comprometimento das carreiras típicas de estado, que tem servido ao Brasil de forma honesta, eficiente, ética e transparente.
A DEN lamenta que nessa data não haja tantos motivos para comemorações, a começar pela mudança do ponto facultativo referente ao Dia do Servidor Público do dia 28 deste mês para 14 de novembro. Na opinião da Diretoria, uma atitude de desrespeito com o servidor público.
Infelizmente, as tratativas do governo com os servidores públicos têm surpreendido desde o início desta nova gestão, é só pensar na falta de seriedade nas negociações referentes à Campanha Salarial.
A postura do governo tem forçado as Classes a demonstrarem indignação nas ruas, como aconteceu na última quarta-feira, quando Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e do Trabalho, Delegados e Peritos da PF (Polícia Federal), Delegados e Peritos da PCDF (Polícia Civil do Distrito Federal) e Auditores Federais de Controle Interno realizaram o II Dia Nacional de Mobilização Unificada.
O pedido de urgência para o trâmite do PL (Projeto de Lei) 1992/07, que cria a Previdência Complementar para o servidor público federal, é outra afronta ao serviço público de qualidade. O Sindifisco Nacional tem feito um intenso trabalho no Congresso Nacional pela rejeição da proposta, demonstrando aos parlamentares, por meio de estudos técnicos, as inconsistências da matéria.
Mesmo diante da conjuntura política, os servidores continuam sua missão. O empenho dos Auditores-Fiscais, por exemplo, é refletido nos constantes recordes de arrecadação – só no mês de setembro, foram R$ 75,102 bilhões.
O Sindifisco Nacional acredita que os bons exemplos, como os que têm sido apresentados pela Classe e pelas outras carreiras envolvidas na Campanha Salarial, são provas inequívocas da necessidade de reconhecimento e valorização das categorias.
Pelo profissionalismo e afinco no trabalho, a Diretoria reitera os parabéns a todos os servidores públicos federais.
Sobre a data – O Dia do Funcionário Público, comemorado em 28 de outubro, foi instituído no governo de Getúlio Vargas em 1943. A data foi escolhida para homenagear os trabalhadores em virtude da criação do Conselho Federal do Serviço Público Civil em 28 de outubro de 1936 – extinto e substituído pelo Departamento Administrativo do Serviço Público (DASP) dois anos depois. Desde então, os funcionários de instituições públicas conquistaram leis que garantem seus direitos e deveres. O feriado é facultativo, mas a intenção é promover o reconhecimento do trabalhador e tornar a data valorizada.