Sindicato reforça interlocução no Congresso sobre voto de qualidade no Carf e transação na Receita

Auditores com a deputada federal Amanda Gentil (PP-MA)

Sob a coordenação da Diretoria de Assuntos Parlamentares, um grupo de Auditores-Fiscais continuou, entre os dias 7 e 9 de março, o trabalho pela aprovação da MPV 1.160/23 com foco no retorno do voto de qualidade no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). A rejeição de emendas que prejudicam a realização de transação no âmbito da Receita Federal do Brasil também foi objeto de interlocução com os congressistas.

O trabalho teve início com uma reunião preparatória na qual membros da diretoria explicaram um pouco mais sobre as nuances das matérias legislativas e orientaram os participantes na abordagem aos parlamentares.

Uma delas ocorreu com o vice-líder do Governo na Câmara dos Deputados, deputado Alencar Santana (PT-SP). Na oportunidade, ele afirmou estar ciente da Medida Provisória 1.160 e que aguarda definição da liderança do partido sobre o assunto.

O deputado Delegado da Cunha (PP-SP), oriundo dos quadros da Polícia Civil, demonstrou interesse pela pauta apresentada pelos Auditores e disse concordar com a manutenção do voto de qualidade. Quanto à questão da transação no âmbito da Receita, o parlamentar afirmou que conversará com a assessoria.

Embora tenha manifestado discordância com o retorno do voto de qualidade no Conselho, o ex-ministro e atual deputado Ricardo Salles (PL-SP), defendeu a rejeição das emendas que embaraçam a transação na Receita Federal.

Contatada, a deputada Amanda Gentil (PP-MA) conversou longamente com as Auditoras-Fiscais Natália Ribeiro Nobre Saraiva (2ª vice-presidente do Sindifisco) e Patrícia Fiore Cabral (diretora-adjunta de Assuntos Parlamentares) sobre assuntos de interesse da categoria. Na oportunidade, ela foi consultada sobre a possibilidade de atuar no estreitamento do diálogo do sindicato com o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL).

Atuando no seu primeiro mandato, a congressista recebeu as boas boas-vindas das Auditoras e conheceu mais profundamente o trabalho do Sindifisco Nacional.

O deputado Glaustin da Fokus (PSC-GO) também conversou com as representantes do sindicato ao longo da semana. Além da MP 1.160 e da questão da transação na Receita, foi levada ao parlamentar a opinião do Sindifisco em torno da Reforma Tributária, uma vez que o deputado integra o Grupo de Trabalho criado especialmente para tratar do tema na Câmara dos Deputados.

A agenda de compromissos no Parlamento também incluiu visitas feitas diretamente aos deputados Matheus Noronha (PL-CE); Cleber Verde (Republicanos-MA); Dr.Benjamim (União-MA); Marcos Tavares (PDT-RJ); Paulinho Freire (União-RN); Benes Leocádio (União-RN), Mauro Benevides Filho (PDT-CE) e Luiz Philippe de Orleans e Bragança (PL-SP).

A equipe do trabalho parlamentar conversou ainda com os assessores dos gabinetes dos deputados Luiza Erundina (PSOL-SP); Delegado da Cunha (PP-SP); Deputado Marangoni (União-SP); Marcelo Lima (Solidariedade-SP); Alexandre Leite (União-SP); Celso Russomano (Republicanos-SP); Coronel Telhada (PP-SP); Luiz Carlos Motta (PL-SP); Maurício Neves (PP-SP); Miguel Lombardi (PL-SP); Milton Vieira (Republicanos-SP); Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP); Renata Abreu (Podemos-SP); Ricardo Silva (PSD-SP); Simone Marquetto (MDB-SP); Tiririca (PL-SP); Rosângela Moro (União-SP); Maria Rosas (Republicanos-SP); Kiko Celeguim (PT-SP); Márcio Alvino (PL-SP); Arnaldo Jardim (Cidadania-SP); Bruno Ganem (PODE/SP); Carlos Sampaio (PSDB-SP); Fausto Pinato (PP-SP); Jeferson Campos (PL-SP); Jilmar Tatto (PT-SP); Juliana Cardoso (PT-SP); Delegado Paulo Bilynskyj (PL-SP); Nilto Tatto (PT-SP); Marcos Pereira (Republicanos-SP); Rosana Valle (PL-SP).

Integraram o grupo de atuação parlamentar os Auditores-Fiscais Alexandre Câmara Marques (Fortaleza); Afonso Justino de Oliveira Junior (Recife); Singefredo Neto Gondim (Teresina); Josino Pereira Rodrigues (Teresina); Sther Lucia Coser Nemer (Espírito Santo); Edivaldo de Araújo Fagundes (Espírito Santo) e Jaqueline Raquel Vaz de Oliveira (Campinas).

Conteúdos Relacionados