Sindicato apoia movimento do Observatório Social
O Sindifisco Nacional declarou apoio ao OSB (Observatório Social do Brasil), que nos dias 12 e 13 de abril, lança, em Curitiba (PR), as primeiras peças publicitárias e o cronograma de atuação anual do Movimento “Área Livre de Corrupção”, lançado em dezembro de 2012. A DEN (Diretoria Executiva Nacional) participará do evento como palestrante.
O vice-presidente para Assuntos de Defesa e Controle Social do Observatório, Ney de Nóbrega Ribas, se reuniu na terça-feira (5/3), com o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais do Sindifisco Nacional, João Eudes, e com o diretor para Assuntos Técnicos e Comunicação da Fenafisco (Federação Nacional do Fisco Estadual e Distrital), Guilherme Frederico, para tratar do tema.
A diretora executiva do OSB, Rony Enara Rodrigues, se comprometeu a municiar as diretorias para verificar como podem contribuir para o trabalho. A ideia é resgatar valores morais e cívicos em prol de uma mudança cultural que valorize o cidadão e o torne mais consciente para cobrar uma correta atuação do Estado.
A iniciativa tem como base o sucesso dos Observatórios Sociais, espaços integrados por cidadãos voluntários voltados para atuar na vigilância da transparência e qualidade na aplicação dos recursos públicos. Atualmente, há observatórios sociais em 12 estados do país. Só em 2012, o trabalho dos observatórios poupou R$ 305 milhões. “Nossa meta é começar esse movimento pelas escolas e chegar até as empresas, valorizando os cidadãos que agem com lisura. As instituições premiadas receberão a chancela ‘Área Livre da Corrupção’ ”, explicou Ney da Nóbrega.
As diretorias de Políticas Sociais e Assuntos Especiais e de Justiça Fiscal e da Seguridade Social do Sindifisco Nacional sempre estão presentes em programas de educação fiscal, como destacou o diretor João Eudes. “Podemos nos comprometer a estar neste movimento, divulgando o trabalho de combate à corrupção e verificando com nossa base alternativas de atuação. O certo é que queremos e vamos participar”, afirmou João Eudes. Na mesma linha, o representante da Fenafisco sinalizou apoio ao movimento.
Observatório Social – É um espaço para o exercício da cidadania, que deve ser democrático e apartidário e reunir o maior número possível de entidades representativas da sociedade civil com o objetivo de contribuir para a melhora da gestão pública.