Dieese inaugura escola com participação da DEN
O Dieese (Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioecômicos) inaugurou na última quarta-feira (9/6) a sua escola de Ciências do Trabalho, que terá cursos de graduação e pós-graduação, além de disciplinas de especialização para dirigentes sindicais. Também haverá um curso de graduação de três anos em ciência do trabalho. Numa segunda fase, o projeto prevê incluir temas relacionados ao trabalho nas instituições de nível superior, fazendo com que os cursos oferecidos possam ser utilizados como disciplinas optativas por parte de estudantes de outras universidades.
A solenidade ocorreu em São Paulo, com a direção política e técnica do Dieese, e contou com a presença do ministro do Planejamento, Paulo Bernardo; de representante da OIT (Organização Internacional do Trabalho); e de centrais sindicais: CUT (Central Única dos Trabalhadores, CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), UGT (União Geral de Trabalhadores), NCST (Nova Central Sindical de Trabalhadores) e Força Sindical.
Após o evento, o filósofo e professor da USP (Universidade de São Paulo) Renato Janine Ribeiro proferiu uma conferência abordando a importância da escola e suas perspectivas.
O MEC (Ministério da Educação) já deu autorização para abrir uma escola de ensino superior, bem como cedeu um prédio pertencente à União, no centro de São Paulo, para a instalação da unidade de ensino. Agora, o Dieese aguarda a liberação do Ministério para poder lançar o primeiro curso, que deve ter início no segundo semestre de 2011.
O Departamento ainda não definiu o número de vagas que serão abertas e nem se os cursos serão gratuitos ou não. Mas os gastos para a conclusão do projeto já estão previstos no orçamento total da entidade de R$ 25,3 milhões. A ideia é que a escola seja mantida com os repasses recebidos das centrais sindicais.
O Dieese é uma entidade de relevância estratégica para a sociedade, porque presta assessoria técnica aos sindicatos e contribui com informações nas negociações salariais e em outras ações do movimento sindical.
Parceria – A diretora-adjunta de Estudos Técnicos do Sindifisco Nacional, Elizabeth de Jesus Maria, representou a DEN (Diretoria Executiva Nacional) no evento. "Foi uma grande alegria estar presente nesta solenidade de inauguração da Escola do Dieese – um sonho que começou há mais de 50 anos e agora se torna realidade. A escola contará com a grande credibilidade do Dieese e será uma instituição feita por trabalhadores para trabalhadores, fortalecendo os laços do movimento sindical com a sociedade".
O Sindifisco Nacional tem participação atuante há bastante tempo no Dieese. Além de entidade filiada há duas décadas, o Sindicato atua na direção do Dieese regional do Distrito Federal.