Sindifisco participa de reunião das centrais sindicais
O diretor-adjunto de Relações Intersindicais do Sindifisco Nacional, Luiz Gonçalves Bomtempo, participou, na última quinta-feira (26/11), do seminário “Avançando o Sinal”, promovido pelo Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), no qual compareceram os representantes das centrais sindicais.
Foram temas do seminário o debate acerca do papel das centrais sindicais e as vantagens de se filiar a uma delas; as consequencias da iminente ratificação pelo Congresso Nacional da resolução 151 da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que estabelece a negociação coletiva e da data-base do servidor público; e a possibilidade de se criar uma central exclusiva de servidores públicos ou das carreiras típicas de Estado.
Outro ponto discutido foi o reconhecimento do papel de coordenação e de representação dos trabalhadores por parte das centrais, via Lei nº 11.648, de 31 de março de 2008. “Daí a importância de o Sindifisco acompanhar esse assunto”, disse Bomtempo.
O diretor teve oportunidade de falar, de maneira informal, sobre a LOF (Lei Orgânica do Fisco) para os representantes das centrais, os quais demonstraram estar a par do assunto. Em especial, os representantes da NCST (Nova Central Sindical dos Trabalhadores), João Domingos dos Santos, e da UGT (União Geral dos Trabalhadores), Lourenço Prado, demonstram interesse em aprofundar o assunto.
“Eles pediram para marcarmos uma reunião para tratar do tema e ver como poderiam colaborar nessa empreitada do Sindicato”, disse o diretor do Sindifisco Nacional. O seminário foi realizado no Edifício-Sede do Banco Central do Brasil, em Brasília.