Receita prorroga o prazo de entrega da DASN

As micros e pequenas empresas optantes pelo Simples Nacional terão até o dia 15 de abril para encaminhar a declaração de ajuste anual ao Fisco. A intenção é que não ocorram atrasos na entrega da declaração.

A RFB (Receita Federal do Brasil) já tinha prorrogado a entrega da declaração para o dia 31 de março. Segundo o secretário-executivo do CGSN (Comitê Gestor do Simples Nacional), Auditor-Fiscal Silas Santiago, a medida foi novamente adotada por problemas operacionais do Serpro (Serviço Nacional de Processamento de Dados). “Caso ainda ocorra atraso, a empresa que não declarar pagará multa que varia de 2% a 20% do valor do imposto devido, com um valor mínimo de R$ 200,00”, explicou o secretário-executivo.

Até 30 de março, cerca de 2 milhões e 55 mil contribuintes pessoas jurídicas participantes do regime de tributação simplificado haviam prestados conta ao órgão. Sendo que há um total de 3 milhões e 55 mil contribuintes. "Reforçamos a orientação para que não deixem para o último dia. Assim, caso ocorra alguma erro, terá um outro dia para solucioná-lo”, disse Silas Santiago.

A declaração é feita através da internet e não é necessário baixar o programa Receitanet. “A maioria das informações já está no sistema. As empresas precisam acrescentar as informações sócio-econômicas, que são os dados da contabilidade”, reforça o secretário.

A entrega da declaração deve ser feita por meio do aplicativo disponível no portal do Simples Nacional no endereço eletrônico http://www8.receita.fazenda.gov.br/SimplesNacional/.

Conteúdos Relacionados