Postura do Sindifisco é divulgada pela mídia
A decisão do presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, e dos vice-presidentes, Sérgio Aurélio e Lupércio Montenegro, em colocar à disposição seus sigilos fiscais foi divulgada nesta quinta-feira (16/9) pelo portal IG de notícias. A matéria, de autoria do repórter Danilo Fariello, menciona que os Auditores-Fiscais tomaram a iniciativa após o anúncio do ministro da Fazenda, Guido Mantega, na terça-feira (14/9), de aumentar a segurança dos dados fiscais de pessoas politicamente expostas.
No texto, o presidente do Sindifisco, Pedro Delarue, afirma que, ao criar um grupo específico de pessoas cujo o acesso a dados fiscais será monitorado com mais rigor, o governo federal acabou criando contribuintes ‘de primeira classe’, diferenciado-os do restante do povo. De acordo com ele, se tivesse de haver alguma diferenciação, a lógica deveria ser inversa, porque essas pessoas (politicamente expostas) deveriam ter seu sigilo disponível sempre que necessário.
Em outro trecho, o sindicalista afirmou que tanto ele como os seus vices vão protocolar um ofício na Receita Federal do Brasil em que colocam seus sigilos à disposição das autoridades, que poderão acessá-los independentemente de aviso ou requisição.
Apesar das críticas, os sindicalistas elogiaram a iniciativa do governo federal em editar uma MP (Medida Provisória) exclusivamente no que se refere ao empréstimo de senhas, já que o acesso dos Auditores aos dados fiscais dos contribuintes se constitui em instrumento de trabalho das autoridades fiscais.
Por último, com relação ao texto publicado no portal IG, o Sindifisco ressalta que o título da matéria induz a se pensar que o Sindicato está se contrapondo ao ministro da Fazenda, quando a intenção dessa crítica é apenas a de se colocar ao lado do interesse público.
Leia a matéria na íntegra.