Servidores públicos aposentados são reais responsáveis pelo legado das políticas públicas

“Era ele que erguia casas

Onde antes só havia chão.

Como um pássaro sem asas

Ele subia com as casas

Que lhe brotavam da mão.”

Os famosos versos de Vinicius de Moraes podem ser usados para fazer um paralelo com a missão dos servidores públicos. Assim como os operários levantam casas e estão por trás de todas as coisas, os servidores são os responsáveis pela efetivação de políticas públicas de saúde, educação, segurança, moradia, justiça, entre tantas outras áreas. Os servidores são a mola propulsora de toda a estrutura do Estado e em muitas situações não recebem o devido reconhecimento.

Neste dia 17 de junho, Dia do Servidor Público Aposentado, o Sindifisco Nacional quer reparar esse erro e reverenciar esses homens e mulheres que dedicaram suas vidas a essa nobre missão de servir ao povo brasileiro.

O reconhecimento da importância dos 9.813 aposentados da base de filiados é uma das bandeiras da Direção Nacional. O fim da contribuição previdenciária de aposentados e pensionistas, tema da PEC 555/2006, foi uma das primeiras lutas encampadas pela Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões ao assumir a gestão.

Nesse esforço, a diretoria tem buscado aliados fortes, a exemplo do Instituto Mosap, formado por mais de 600 entidades, onde o Sindifisco Nacional atualmente ocupa a vice-presidência. A defesa da PEC 555 é o foco de um manifesto assinado pela entidade e apresentado ao governo Lula ainda no momento da transição.

Ciente da importância da contribuição dos aposentados na construção dos direcionamentos do sindicato, a Direção Nacional realizou dois encontros regionais, para que filiados pudessem se inteirar acerca das ações da entidade e apresentar suas demandas.

A Diretoria de Assuntos de Aposentadoria e Pensões também realizou várias reuniões com a equipe do Decipex, de forma virtual e presencial, para cobrar agilidade na finalização dos processos de concessão de aposentadoria e pensões, a solução para o atraso no pagamento do benefício especial e resolução de questões pontuais, apresentadas pelos filiados.

Buscando a valorização dos Auditores-Fiscais aposentados, a diretoria lutou pela retomada da emissão das carteiras de identificação para este segmento da categoria, direito que estava suspenso desde 2019 e está sendo retomado agora.

Para a Direção Nacional, a solidariedade é um princípio fundamental, que se confunde com a razão de ser de um sindicato. Não existe Sindifisco Nacional sem Auditores ativos e nem sem Auditores aposentados. Nesse contexto, a defesa dos interesses dos aposentados e a valorização do legado deixado por eles fazem parte da pauta diária.

Parabéns a todos os servidores públicos aposentados, em especial, os Auditores-Fiscais aposentados. Somos gratos pelo caminho trilhado por vocês antes de nós.

Conteúdos Relacionados