Servidores podem escolher banco para conta-salário

O servidor público que recebe pagamento em conta-salário pode pedir transferência automática do dinheiro para o banco que escolher. A portabilidade bancária passou a ter validade para os servidores públicos na segunda-feira (2/1), dois anos depois de ter sido concedida à iniciativa privada. 

Atualmente, o Banco do Brasil é a instituição que concentra o maior número de contas-salário de servidores públicos –  são 1,516 milhão de servidores federais, o que representa 71% dos pagamentos a esses trabalhadores. No caso dos servidores estaduais, são 3,104 milhões (59%), e dos municipais, o número chega a 2,058 milhões  (27%), segundo matéria publicada na segunda-feira pela Agência Brasil.

Ainda de acordo com matéria da Agência Brasil, segundo as regras estabelecidas pelo governo, para transferir o salário para outra conta diferente da aberta pelo empregador, é preciso que a indicação seja feita por escrito à instituição financeira. O banco tem de aceitar a ordem em até cinco dias úteis e os recursos devem ser transferidos para o banco escolhido pelo empregado no mesmo dia do crédito do salário, até as 12h.

Conteúdos Relacionados