Servidores federais preparam plenária nacional para cobrar reajuste salarial

Uma plenária nacional foi marcada pelo Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) e pelo Fórum Nacional de Carreiras Típicas de Estado (Fonacate) para o dia 16 de setembro. O objetivo é discutir uma contraproposta dos servidores públicos federais à proposta apresentada pelo governo, com possibilidade de reajuste inferior a 1% em 2024 ou até de não haver reajuste. O diretor de Assuntos Parlamentares, Auditor-Fiscal Floriano Sá Neto, representou o Sindifisco Nacional na reunião que definiu a agenda nesta sexta-feira (1º).

Os representantes das entidades que compõem os fóruns criticaram a falta da disposição do governo de negociar, embora tenha feito grande alarde quando da instalação da Mesa Nacional de Negociação Permanente. Além disso, destacaram que as carreiras não podem se deixar ludibriar com possíveis propostas nas mesas de negociação específicas e deixar de lado a pauta geral.

Nesse sentido, foi demandado ao Dieese um estudo detalhado sobre o Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), encaminhado nessa quinta-feira (31) ao Congresso Nacional, assim como sobre a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO). Diante desses dados, espera-se apontar a demanda dos servidores e de onde retirar os recursos. A ideia é reunir o maior número de servidores possível em Brasília durante a discussão, que também terá participação remota. A plenária definirá ainda um calendário de mobilização.

Entre as iniciativas aprovadas pelos fóruns, destaque para uma forte articulação no Legislativo para garantir orçamento para o reajuste dos servidores e a elaboração de uma nota pública contra a retomada da tramitação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 32 ou a apresentação de qualquer proposta de reforma administrativa baseada na retirada de direitos.

Conteúdos Relacionados