Diretores discutem Convenção 151 da OIT no Chile
Os diretores do Sindifisco Nacional Gelson Myskovsky (Defesa Profissional) e João Cunha (Relações Internacionais), que também é presidente da Frasur (Federação dos Funcionários da Arrecadação Fiscal e Aduaneiros do Mercosul), participaram nessa segunda-feira (13/12) da reunião preparatória para a XVII Reunião Regional Americana da OIT (Organização Internacional do Trabalho), que começa nesta terça-feira (14/12), em Santiago (Chile), reunindo líderes sindicais de todo o continente.
Na reunião preparatória, os participantes traçaram um perfil nada animador de que os arranjos neoliberais, com redução de salário e demissões em países da Europa, não tardarão a ser copiados por aqui. Para enfrentar a questão, a CSA (Confederação Sindical dos Trabalhadores das Américas) propõe posição firme em defesa da liberdade sindical, da negociação coletiva por categoria, do trabalho decente e do diálogo social com resultados.
Segundo o secretário-geral da CSA, Victor Báez, é necessário fortalecer a seguridade social dos trabalhadores e defender o papel do Estado na elaboração de políticas públicas para a geração de empregos e para o combate às crises internacionais.
A XVII Reunião Regional Americana da OIT irá discutir assuntos polêmicos como as demissões no Chile e na Colômbia, o descumprimento de acordos trabalhistas no Uruguai, os assassinatos de líderes sindicais na Guatemala e a ausência de aprovação da Convenção 151 da OIT. A referida Convenção trata da negociação coletiva no setor público, em grande parte das nações americanas.