Senador Paulo Paim defende trabalho dos Auditores em discurso
Em discurso no plenário do Senado, na terça-feira (22/9), o senador Paulo Paim (PT-RS) reconheceu publicamente a importância da atuação dos Auditores Fiscais para o Brasil e a necessidade de valorização profissional da Classe. O parlamentar lembrou que em 2014, o trabalho da categoria garantiu ao Governo aproximadamente R$1,2 trilhões em tributos, o que representa cerca de 70% de toda a arrecadação tributária brasileira.
Nesse contexto, Paim lembrou que, “a eficiência do sistema arrecadador está diretamente ligada à atuação do Auditor Fiscal”.
O senador destacou que “atuando como julgador em contenciosos administrativos-fiscais, o Auditor Fiscal descongestiona tribunais, evitando prejuízos ao Governo e aos contribuintes”.
Outra contribuição dos Auditores destacada pelo parlamentar foi a fiscalização previdenciária. Em 2014, a arrecadação da previdência foi de R$357,8 bilhões dos quais 31,2% foram administrados pela Receita Federal do Brasil.
Por fim, Paulo Paim alerta que o Governo tem menosprezado a contribuição do trabalho dos Auditores e se negado a apresentar uma proposta salarial coerente à importância e à relevância da categoria.
O Sindifisco Nacional colaborou com dados técnicos para o pronunciamento do senador.