Senador cita em discurso no plenário artigo de Auditor-Fiscal
Em pronunciamento feito na primeira sessão não-deliberativa, realizada na quinta-feira (7/2), o senador Jorge Kajuru (PRP-GO) citou, durante discurso na tribuna do Senado, artigo do Auditor-Fiscal Paulo Roberto Ferreira, diretor-secretário do Sindifisco Nacional. O texto, intitulado “Dinheiro público na lama”, foi publicado na edição de terça-feira (5/2) do jornal O Popular, de Goiânia.
No artigo, o Auditor, ao abordar a tragédia ocorrida em Brumadinho, questiona as brechas da legislação que permitem que empresas mineradoras detenham concessões públicas, mesmo não possuindo regularidade fiscal. “A mineradora Samarco, empresa controlada pela Vale, protagonista da catástrofe, devia e ainda deve bilhões à Previdência Social”, diz trecho do texto lido por Kajuru em plenário, ao questionar sobre a proposta de Reforma da Previdência.
Apoiado nos argumentos de Paulo Roberto, o senador indagou: “Quando é então que vamos começar a discutir aqui a Reforma da Previdência, se temos que alcançar esses contribuintes inadimplentes, que aumentam exponencialmente o rombo da Previdência?”
Com relação à crise econômica e à recuperação fiscal, Kajuru relembrou também que a Vale é “patrocinada com recursos vultuosos do BNDES”, conforme descrito no artigo, e que, portanto, deve prestar contas, demonstrando a regularidade de sua situação fiscal.
Assista abaixo trecho do discurso do senador Jorge Kajuru: