RFB discute medidas para modernizar aduanas

Termina nesta quarta-feira (2/11) o seminário “Seminário Aduaneiro 2009 – A aduana brasileira do Século XXI”, promovido pela RFB (Receita Federal do Brasil) para discutir mudanças no setor. O objetivo do evento, que começou na última segunda-feira (30/11), é analisar quais são as medidas necessárias para a modernização e o fortalecimento da aduana brasileira, com base no PMAB (Plano de Modernização da Administração Aduaneira do Brasil) e em experiências internacionais.

A ideia é constituir um espaço de debates para chegar a um consenso sobre quais medidas ajudariam a melhorar o trabalho em portos e aeroportos. O Diretor-Adjunto de Defesa Profissional e da Seguridade Social do Sindifisco Nacional, Rogério Calil, avalia que a discussão é importante e, justamente por isso, não pode ficar restrita ao seminário. “É uma discussão urgente e necessária, mas não vamos aceitar que um plano tão polêmico como esse seja traçado em apenas três dias de seminário. A discussão deve continuar posteriormente”, ressalta.

O evento está sendo realizado na Esaf (Escola de Administração Fazendária), do Ministério da Fazenda, em Brasília. Para esta quarta-feira, estão previstas cinco mesas de debate. A primeira, marcada para as 9h, vai tratar de Recursos Humanos. Ao longo do dia, serão discutidos o relacionamento externo, processos, modelo legal e tecnologia da informação nas aduanas.

Conteúdos Relacionados