Seminário sobre o futuro do cargo teve mais três palestras à tarde

Os trabalhos do seminário “Cenários Prospectivos do Cargo de Auditor Fiscal para 2013” no primeiro dia do evento, (15/9), foram retomados no período da tarde com palestra do economista, professor da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas), doutor Márcio Pochmann, que discorreu sobre a crise global na qual estão inserido o Brasil e as transformações demográficas, elementos que, segundo ele, tornam o momento propício para que os Auditores Fiscais apresentem sugestões para se repensar a forma de se tributar no país.

“A categoria de Auditores Fiscais, pela sua importância para o Estado, pelo seu conhecimento, reúne um conjunto de características que a coloca em destaque para ofertar subsídios e alternativas para a realidade que vivemos neste momento”, destacou Pochmann.

Em seguida, o advogado tributarista, empresarial e civil, Iuri Pontes Vieira, falou sobre os desafios que as novas tecnologias têm imposto aos Auditores Fiscais, destacando que a frieza das máquinas ainda não pode tomar a inteligência do Auditores Fiscal. “O Homem é a medida de todas as coisas”, disse Iuri Pontes, rememorando a frase do pensador Protágoras.

Por fim, o Auditor Fiscal Paulo Sérgio Miranda apresentou um tema inovador – o direito tributário ambiental. Segundo ele, a tributação ambiental deve ser tomada como política pública, envolvendo todos em prol da defesa e uso sustentável do meio ambiente. 

Entenda: Este é o terceiro seminário dentro do projeto Futuro do cargo. O objetivo é do evento é ouvir especialistas de diversas áreas de conhecimento que possam contribuir para o trabalho do Auditor Fiscal e ainda com a função da RFB (Receita Federal do Brasil.

 

Conteúdos Relacionados