Seminário sobre assédios marca início das celebrações do Dia Internacional das Mulheres

Debates e reflexões. Essa é a proposta da Diretoria de Defesa Profissional e da Diretoria de Assuntos Parlamentares para celebrar o Dia Internacional das Mulheres. A programação ainda está sendo fechada e deve contar com pelo menos dois eventos. O primeiro, na terça-feira (7), será o seminário “Auditoras-Fiscais e assédios: as violências no ambiente de trabalho”. A discussão pretende abordar as diversas formas de assédios, além de fazer um recorte específico da situação das Auditoras-Fiscais no âmbito da Receita Federal.

Dolores Aronovich Aguero, mais conhecida como Lola Aronovich, é uma das palestrantes convidadas. A argentina naturalizada brasileira leciona literatura na Universidade Federal do Ceará (UFC) e ficou conhecida pelo seu blog feminista Escreva Lola Escreva, que aborda feminismo, cinema, literatura, política, mídia, entre outros temas. As críticas ao machismo renderam ameaças de morte à acadêmica, que acabou sendo inspiração para a Lei 13.642/18, a Lei Lola, que permite a investigação de qualquer caso de misoginia na internet pela Polícia Federal.

A outra convidada é a Auditora-Fiscal Mônica Portugal, que também é psicanalista e escritora. A ideia é que, como psicanalista, a Auditora aborde o sofrimento psíquico causado pelo assédio, em suas diversas modalidades.

O seminário será no Auditório Freitas Nobre, na Câmara dos Deputados, a partir das 14h. A expectativa é que parlamentares prestigiem a discussão. As Auditoras-Fiscais de Brasília e de outros estados estão convidadas. Diante da importância do tema, a Direção Nacional solicita que as Delegacias Sindicais que tiverem condições enviem representantes. 

Os outros debates programados para a Semana da Mulher serão anunciados em breve.

Conteúdos Relacionados