Semana do Canal Vermelho mobiliza Classe em todo o país
Auditores Fiscais de norte a sul do país vem promovendo, desde o dia 1º de abril, diversas ações de mobilização em cumprimento à Semana do Canal Vermelho, que busca alertar o Governo e a sociedade quanto à necessidade de reconhecimento e de valorização do cargo de Auditor Fiscal. A luta pela regulamentação do Bônus de Eficiência e da progressão funcional estão entre os principais motivos da mobilização.
Durante a semana, diversas unidades aduaneiras da RFB têm realizado uma fiscalização muito mais rigorosa, provocando lentidão na liberação de cargas e mercadorias. Outras ações pontuais também vem chamando a atenção para os problemas enfrentados pela Classe. Na quarta-feira (4/4), um grande ato público no Aeroporto Internacional de Guarulhos (Cumbica) reuniu mais de cem Auditores Fiscais de Guarulhos, São Paulo, Santos, Campinas-Jundiaí, Taubaté, Osasco-Barueri, ABC e Sorocaba, além de colegas da região Sul do país.
Empunhando faixas com as frases “contra a fragilização da aduana brasileira” e “aduana brasileira forte. Abaixo a portaria 310”, os participantes protestaram contra a redução no número de Auditores no plantão noturno na Aduana, o que, nas palavras do presidente do Sindifisco, Auditor Fiscal Claudio Damasceno, presente no ato, representa “uma afronta a sociedade e uma fragilização da vigilância aduaneira”.
O presidente também citou a demora do Governo em regulamentar o Bônus e as progressões implementados pela Lei 13.464/17. Na mesma linha, Auditores exibiram faixa e cartazes, no Aeroporto de Recife (Guararapes), cobrando o cumprimento do acordo salarial firmado em março de 2016. Em Anápolis (GO), a Classe manifestou apoio à Semana do Canal Vermelho e aos aduaneiros, durante ato em defesa da regulamentação do Bônus, realizado no hall de entrada da DRF.
Nos aeroportos internacionais de Campinas (Viracopos), Porto Alegre (Salgado Filho), Rio de Janeiro (Galeão) e Fortaleza (Pinto Martins) um número reduzido de Auditores Fiscais – decorrente da greve da categoria – intensificou a fiscalização, vistoriando, em períodos diferentes do dia, 100% das bagagens dos passageiros.
Nota Codac – Em Novo Hamburgo (RS), além das ações implementadas na Aduana, ao longo de toda a semana, integrantes da Delegacia Sindical e do CLM (Comando Local de Mobilização) fizeram reunião com o representante da unidade aduaneira, solicitando encaminhamento, ao Auditor superintendente da 10ª Região Fiscal, da mensagem de indignação da categoria em relação à posição contrária da alta administração da Receita Federal do Brasil ao conteúdo da Nota Codac 80/2018 – que trata dos ataques à RFB promovidos pela PGFN (Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional).
Auditores Fiscais da DRF Juazeiro do Norte e da DRF Sobral também se manifestaram sobre as tentativas de ingerência da PGFN e entregaram aos titulares das unidades locais um manifesto elaborado pela base em apoio à Nota Codac.
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) e o CNM (Comando Nacional de Mobilização) vêm acompanhando o desenrolar da Semana do Canal Vermelho e parabenizam a Classe pelo engajamento nas diversas ações de mobilização.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2018/04-abril/Bol2110/Canal_Vermelho//]}