Fase local para elaboração da lista tríplice começa este mês
A DEN (Diretoria Executiva Nacional) relembra às DS (Delegacias Sindicais) que, conforme deliberação conjunta do CDS (Conselho de Delegados Sindicais) do Unafisco e do CR (Conselho de Representantes) da Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), no dia 7 deste mês, as delegacias devem organizar a fase local de elaboração da lista tríplice para escolha do secretário da Receita.
Segundo as regras definidas pelos Conselhos, a lista será elaborada em três fases: local, regional e nacional. Na primeira fase, já marcada para ocorrer entre os dias 24 de agosto e 4 de setembro, as DS devem convocar Assembleias para promover a seleção preliminar de até três nomes entre os Auditores-Fiscais ativos e aposentados. A Assembleia deverá ser presencial e com votação obrigatoriamente em urna.
A fase regional, marcada para ocorrer entre os dias 8 e 12 de setembro, será no âmbito de Plenária da Região Fiscal, constituída de delegados eleitos na fase preliminar, que ficarão responsáveis por buscar a convergência para um consenso em torno de dois nomes entre o elenco da primeira fase, os quais irão compor o rol de Auditores-Fiscais correspondente à seletiva das dez Regiões Fiscais.
A fase final, que consiste na sabatina dos dez candidatos escolhidos nas Regiões Fiscais, seguida de votação em urna, será definida no próximo CDS, que ainda não tem data definida. As regras para composição da lista tríplice foram elaboradas com base nas normas utilizadas para elaboração da lista de 2007. As novas regras apresentam algumas inovações, como a obrigatoriedade do voto em urna na primeira fase da escolha dos nomes.
Convocação – A DEN ressalta que a convocação para as Assembleias locais não é de competência da Diretoria Nacional, cabendo a cada Delegacia Sindical convocar individualmente seus filiados para participar da seleção local para a lista tríplice.