Valor Econômico destaca efeitos de operação-padrão dos Auditores nos portos

Os transtornos nos portos do país em função da operação-padrão dos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) e da greve dos servidores da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) foram destaque de capa do jornal Valor Econômico. De acordo com a reportagem, as ações têm dificultado o embarque e o desembarque de navios.

“No porto de Rio Grande, no Sul, o principal problema é provocado pela operação-padrão dos servidores da Receita Federal. A demora no desembaraço aduaneiro levou a um acúmulo de 10 mil automóveis importados, quase o dobro do número de veículos que usualmente ficam acumulados no local, o que supera a capacidade do pátio automotivo do terminal, que é de 9 mil veículos”, diz o superintendente do porto na matéria.

Ainda segundo o superintendente, se não for efetivada a negociação entre o Governo e os servidores até o fim do mês, a situação vai se agravar, uma vez que está prevista a chegada de mais três mil carros no porto, no início de agosto.

"A situação está começando a ficar crítica. Temos um número elevado de navios esperando para atracar", alerta o diretor-executivo do Sopesp (Sindicato dos Operadores Portuários do Estado de São Paulo), no texto. 

Resultado – A coluna Panorama Político do Jornal O Globo, de terça-feira, divulgou nota “Comando de greve” com números que mostram o impacto da operação crédito zero nas metas de fiscalização da RFB (Receita Federal do Brasil). “No mês de junho, foram analisados menos de 30% dos processos de lançamento de tributos, em relação a 2011. Nos primeiros dez dias deste mês, caiu em 375 o número de fiscalizações realizadas pelos auditores”, destaca a nota.

Conteúdos Relacionados