DEN discute atuação do Sindicato como agente transformador

 

O fechamento dos trabalhos do II Encontro de Políticas Sociais, em São Paulo, foi destinado, nesta quarta-feira (25/8), à apresentação de propostas e de recomendações dos participantes que possibilitem situar o Sindifisco Nacional como agente de transformação social. O evento que começou na terça-feira (24/8) foi promovido pelo Núcleo de Políticas Sociais, formado pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) e pelas Delegacias Sindicais interessadas no tema.

Uma das propostas encaminhadas no último dia de debates foi a divulgação, pelo Sindifisco Nacional, do grupo de discussão auditoresnegrosenegras@yahoogrupos.com.br. Para fazer parte do grupo, o Auditor precisa enviar um e-mail particular e não seu e-mail institucional para wissantos@yahoo.com.br.

Depois de participar do Encontro de Aposentados e Pensionistas, em Araxá (MG), o 2º vice-presidente do Sindicato, Sérgio Aurélio, prestigiou o II Encontro de Políticas Sociais e disse lamentar a pouca valorização que a diretoria promotora do evento tem recebido por parte da categoria.

“É impensável o Sindicato não participar de causas como a erradicação do trabalho escravo e infantil e a acessibilidade às instalações da RFB [Receita Federal do Brasil], dentre outras questões. Pois temos que mostrar a cara social de nossa entidade”. Ele ainda colocou o Sindicato à disposição das Delegacias Sindicais para participar de seminário e discussões sobre temas sociais.

Sérgio provocou as DS que têm estruturada a Diretoria de Políticas Sociais e Assuntos Especiais a realizarem campanhas internas acerca desses temas dentro da RFB, com cartazes explicativos, por exemplo. E sugeriu a realização de mais um encontro nos moldes do de São Paulo, antes do Conaf (Congresso Nacional dos Auditores-Fiscais da RFB), agendado para novembro, em Florianópolis (SC).

Ele encerrou sua participação transmitindo um recado do presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, de que, no próximo encontro deste Núcleo, ele fará o possível para estar presente. Já o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, José Devanir, informou sobre o desenvolvimento de estudos pelo Sindifisco acerca da questão da acessibilidade.

Ainda sobre essa mesma temática, uma das recomendações dos participantes foi a de que o próximo assunto da enquete veiculada no site do Sindicato seja "acessibilidade nas instalações da RFB". O resgate e a ampliação da campanha “Tributo à Cidadania”, que destina parte do Imposto de Renda devido a programas sociais de amparo à criança e ao adolescente, também foi evocado pelos participantes.

Os dois palestrantes do evento, Carlos Lima e Regina dos Santos, foram unânimes em aconselhar os Auditores a se aproximarem da sociedade, através de eventos que mostrem o trabalho do Auditor. Assim como a realização de seminários internos para quebrar as resistências do resto da categoria acerca da discussão dos temas sociais.

As propostas e recomendações passarão por triagem e consolidação da diretoria de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, a fim de avaliar o que merece virar tese para o próximo congresso da categoria, em novembro. Segundo o diretor de Políticas Sociais e Assuntos Especiais, José Devanir, será divulgada, em breve, uma carta-compromisso do Encontro.

Conteúdos Relacionados