Santos: ato público desta quarta marcará intensificação das ações

Conhecido pela sua representatividade, o Porto de Santos é o maior complexo portuário da América Latina e o principal do Brasil. É nessa área de 1,4 milhão de m² de ocupação que ocorre a atuação da aduana na fiscalização e no controle sobre a maior parte da entrada e saída de mercadorias do país, cuja movimentação de cargas abarca todos os estados brasileiros e mais de 200 países, além do combate a fraudes e ao tráfico de drogas.
E é na Alfândega de Santos que ocorrerá, nesta quarta-feira (13), a partir das 9h, o primeiro grande ato da categoria após a decisão da última Assembleia Nacional de intensificar a mobilização.
O ato em apoio às aduanas de todo o Brasil é uma iniciativa do Comando Regional de Mobilização da 8ª Região Fiscal e tem apoio do Comando Nacional de Mobilização (CNM), da Direção Executiva Nacional e do Conselho de Delegados Sindicais (CDS).
“A aduana de Santos é muito simbólica em nossas mobilizações e esse ato marcará esse momento em que precisamos entender que somente o engajamento de cada colega fará a diferença diante do descompromisso do governo em cumprir o acordo e da falta de empenho da administração da Receita, que segue com sua agenda própria e com ações anti-mobilização ao represar as exonerações”, disse o representante do CRM 08, Auditor-Fiscal Humberto Melo Patrocínio.
O diretor suplente do Sindifisco Nacional, Auditor-Fiscal Aníbal Rivani Moura, lembrou do prazo exíguo para alcançar a regulamentação da Lei 13.464/2017, em cumprimento à Lei de Responsabilidade Fiscal, e reiterou que o momento é de união de forças. “A aduana é um local bastante visível onde circulam informações sobre entrada e saída de mercadorias e, consequentemente, sobre o impacto em torno de diversas operações que não estão seguindo seu fluxo cotidiano. É onde há bastante tensão e, por isso, é importante que todos estejam lá para prestigiar os colegas desse setor e mostrar a eles que os Auditores de todos os setores estão unidos na mobilização”, disse.
Programação
De acordo com as informações da Delegacia Sindical de Santos, o evento começará às 9h, com café da manhã de boas-vindas aos participantes. Logo em seguida, entre 10h e 13h, haverá uma reunião de avaliação do movimento, com a presença de membros da Direção Nacional, do CNM, do CDS, do CRM 08, e dos demais Auditores representando suas Regiões Fiscais.
O ato público está previsto para ocorrer entre 13h e 14h, em frente à Alfândega da cidade. A programação inclui ainda a realização de um almoço, a partir das 14h.