Roberto Kupski é o novo presidente do Fonacate
O presidente da Febrafite (Federação Brasileira de Associações de Fiscais de Tributos Estaduais), Roberto Kupski, é o novo presidente do Fonacate (Fórum Nacional Permanente de Carreiras Típicas de Estado). A eleição ocorreu na manhã de quarta-feira (12/12) durante Assembleia Geral na sede da ADPF (Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal), quando foram eleitos a diretoria e o Conselho Fiscal do Fórum para o triênio 2013/2015.
O presidente da Unacon Sindical (Sindicato Nacional dos Analistas e Técnicos de Finanças e Controle), Rudinei dos Santos Marques, foi escolhido secretário-geral. A primeira, segunda, terceira e quarta vice-presidências serão ocupadas, respectivamente, pelos presidentes da ADPF, Marcos Leôncio, da Anfip (Associação Nacional dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil), Álvaro Sólon, da AACE (Associação dos Analistas do Comércio Exterior), Rafael de Sá Marques, e do Sinal (Sindicato Nacional dos Funcionários do Banco Central), Sérgio da Luz Belsito.
Para o Conselho Fiscal, foram eleitos os presidentes do Sinait (Sindicato Nacional dos Auditores Fiscais do Trabalho) Rosângela Rassy, da Adepol (Associação dos Delegados de Polícia do Brasil), Paulo Roberto D’Almeida, da Assecor (Associação Nacional dos Servidores da Carreira de Planejamento e Orçamento), Eduardo Rodrigues da Silva. Os suplentes são Célio Fernando de Souza, da Fenafin (Federação Nacional dos Auditores e Fiscais de Tributos Municipais) e Leonardo Wainstok, do Sindicvn (Sindicato dos Funcionários da Comissão de Valores Imobiliários).
Despedida – Ao deixar a presidência do Fonacate, o líder do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, agradeceu o apoio recebido durante a gestão e reforçou a relevância de os servidores públicos continuarem a luta pela conquista de seus direitos e melhores condições de trabalho. Delarue lembrou que esse é um momento delicado para todos os servidores, tendo em vista as dificuldades de negociação pela campanha salarial. “Me despeço da presidência do Fonacate, mas o Sindifisco Nacional permanece à disposição para a continuidade da luta”, declarou Delarue.
Lei de Greve – Durante a assembleia foi apresentada a minuta de Projeto de Lei de Greve dos Servidores Públicos elaborada pelo GT (Grupo Temático) composto por representantes de nove entidades que integram o Fonacate, entre as quais o Sindifisco Nacional. O documento foi avaliado pelos dirigentes e foram sugeridas modificações que visam ao aprimoramento do texto.
A reunião do Fonacate contou com a participação do deputado federal, Policarpo (PT/DF), que falou sobre o Projeto de Lei de sua autoria sobre o tema. De acordo com o parlamentar, o texto é baseado nas discussões das representações sindicais com a Secretaria de Recursos Humanos do Ministério do Planejamento, ainda na gestão do Duvanier Paiva e o foco principal é a busca pela negociação coletiva.
Ao abordar o tema, o deputado João Dado (PDT/SP), que também esteve presente na Assembleia, lembrou da urgência em se regulamentar o direito de greve no serviço público e criticou ações do Governo que têm contribuído para a desvalorização das carreiras públicas. “Estamos perdendo o jogo político, porque recentemente tivemos a criação de uma Funpresp (Fundação de Previdência Complementar do Servidor Público Federal), que vai se traduzir na desvalorização do serviço público”, declarou.
A assembleia marcou o encerramento das atividades do Fonacate no ano de 2012.
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2012/12-Dezembro/Bol806/galeira/]}