Jornal ouve Sindifisco Nacional sobre quebra de dados fiscais

Na edição desta segunda-feira (27/12) o jornal O Dia Online (RJ) ouviu o 2º vice-presidente do Sindicato, Sérgio Aurélio Velozo, acerca  da quebra dos dados fiscais dos servidores do Rio de Janeiro . O texto intitulado “Servidores do estado serão obrigados a declarar os bens a partir de 2011” repercutiu a medida editada pelo  governo do Rio de Janeiro que obriga todos os servidores do estado a declarar os bens e valores que integram seu patrimônio individual e também dos dependentes financeiros a partir de 2011. Segundo o Executivo local, a intenção é coibir casos de corrupção dentro das instituições públicas. 

De acordo com a matéria, além de preços médios de imóveis, carros, títulos, ações e salários, os servidores terão que listar bens em seus nomes localizados dentro e fora do país. A Seplag (Secretaria Estadual de Planejamento e Gestão) cruzará as informações com os rendimentos do funcionário e avaliará  se há compatibilidade com o patrimônio declarado.

Na matéria, Sérgio Aurélio destacou que "o acesso aos dados só podem ser feitos com autorização da Justiça". "Sérgio explica que o pedido de quebra dos dados fiscais do cidadão, mesmo judicialmente, é realizado somente após a apresentação e análise das provas concretas de que houve fraude na declaração enviada à Receita”, ressalta o texto.

A medida tem causado muita polêmica e angústia aos servidores, que temem  a possibilidade de terem dados fiscais sigilosos consultados de forma irresponsável.

Conteúdos Relacionados