Auditores da RFB e agentes da PF desmontam esquema de fraudes em licitações
A RFB (Receita Federal do Brasil) e a PF (Polícia Federal) deflagraram na quinta-feira (17) a operação Trucatto para desmontar um esquema de fraudes em licitações públicas nos estados de Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo.
A ação é resultado de investigação iniciada há cerca de dois anos sobre um esquema de empresas que participam de pregões eletrônicos em diversos Estados, as quais possuem laranjas em seus quadros societários, objetivando fraudar o princípio da concorrência pública.
A operação Trucatto contou com a atuação de cinco Auditores-Fiscais da Receita e cerca de 100 policiais federais. “Os Auditores que participaram da operação são todos membros da Copei (Coordenação-Geral de Pesquisa e Investigação) da RFB”, explicou o delegado da Receita em Juiz de Fora (MG), Auditor-Fiscal Marcus Vinicius Dadalti Barroso.
Durante a ação, foram cumpridos dez mandados de busca e apreensão e quatro mandados de prisão. Os envolvidos poderão responder por formação de quadrilha, crimes contra a ordem tributária, falsidade ideológica, falsificação de documentos, entre outros crimes.
O nome da operação faz referência ao dado viciado, maliciosamente modificado, de forma que uma ou mais faces têm mais chance de sair do que as outras.