Auditores apreendem mercadorias irregulares em Prudentópolis
Nova ação de combate ao contrabando e ao descaminho foi realizada pelos Auditores-Fiscais da RFB (Receita Federal do Brasil) de Ponta Grossa (PR), no dia 14 de outubro. Dessa vez, a fiscalização foi em lojas do município de Prudentópolis e resultou na apreensão de mais de 180 caixas com mercadorias irregulares como eletrônicos, celulares, brinquedos, vestuários, ferramentas e artigos de bazar. Em levantamento preliminar, os produtos apreendidos foram avaliados em R$ 100 mil.
Doze servidores e colaboradores da Delegacia da Receita Federal de Ponta Grossa participaram da operação. Na ocasião, os proprietários das duas lojas abordadas puderam comprovar a regularidade de parte das mercadorias em estoque. No entanto, a maioria dos produtos foi apreendida uma vez que não foi apresentada a documentação fiscal necessária.
De acordo com o delegado da DRF/Ponta Grossa, Auditor-Fiscal Gustavo Luiz Horn, em comparação à última operação realizada no camelódromo da região, o quantitativo de mercadorias apreendidas na ação foi muito superior. “Caso o proprietário das lojas não comprove a regularidade das mercadorias, os produtos ficarão retidos e ele responderá criminalmente”, afirmou o delegado.
Gustavo Luis explicou que, geralmente, as mercadorias são originárias da China e chegam ao Brasil através do Paraguai. Os comerciantes têm 20 dias para contestar a apreensão. Caso sejam confirmadas irregularidades, o Ministério Público Federal apresentará denúncia pelos crimes de contrabando e descaminho.