CDS adia votação das contas do Sindicato

O CDS (Conselho de Delegados Sindicais) decidiu nesta terça-feira adiar a votação do relatório das contas do Sindicato e do Unafisco Saúde para a manhã desta quarta-feira (27/5). A votação estava prevista para o início da tarde de hoje, mas o plenário pediu uma errata a ser feita no relatório da Prestação de Contas ao Conselho Fiscal e à Comissão Permanente de Orçamento, tendo em vista a constatação de um equívoco em uma das demontrações constante do relatório.  

Com essa decisão, a mesa abriu a reunião extraordinária, que teve início com as considerações do presidente do Unafisco, Pedro Delarue, acerca dos itens da pauta: processo de unificação das entidades, PSI (Processo de Seleção Interna) e PRM (Painel de Reconhecimento de Mérito).

Sobre os dois últimos itens, Delarue propôs aos delegados a elaboração de um documento condenando a forma como a Administração vem conduzindo o processo. Ele relembrou também que a DEN (Diretoria Executiva Nacional) não foi convidada pela Administração para discutir o Regimento Interno. A Diretoria já se manifestou sobre o problema por diversas vezes, inclusive por meio de uma carta recentemente enviada à Administração.  

Depois de concluídos os informes das DS e as análises de conjuntura, o debate começou a partir do tema “Unificação das Entidades Sindicais”. O diretor-secretário do Unafisco, Ricardo Skaf, fez um pedido e ao mesmo tempo um alerta à Classe ao informar que muitas delegacias ainda não enviaram à DEN as atas originais das Assembleias realizadas no dias 7 e 8 deste mês,  que deliberaram sobre a unificação. “Sem esses documentos, a Diretoria Provisória não pode registrar a nova entidade”, ressaltou Skaf.

Outro ponto de destaque na tarde de hoje foram as normas aprovadas no novo estatuto para esse primeiro processo eleitoral, que estabelece o direito de voto do Auditor recém-filiado. Na avaliação de alguns delegados, essa norma fragiliza o processo eleitoral. O diretor Ricardo Skaf esclareceu que, tanto no estatuto do Unafisco quanto no do Sindifisco, o direito de votar é inerente a qualquer Auditor mediante sua  filiação.

Outra questão de relevância foi sobre as DS que não formularam seu regimento interno e perderam o prazo para inscrição de chapas. A Diretoria sugeriu que se estabeleça uma nova data para que as delegacias cumpram esse rito, sem que isso atrapalhe o restante do processo.

Proposta – Ao final da reunião, o plenário aprovou, por unanimidade, a proposta da DEN que determina que, em um prazo não inferior a 20 anos, sejam mantidos o registro da marca Unafisco Sindical, domínios de site e internet e demais registros referentes à marca. A reunião será retomada amanhã (27/5) às 9 horas.
 

Conteúdos Relacionados