Fórum debate estratégias políticas nas Eleições de 2010

Em Assembleia Geral, realizada terça-feira (10/8) no Auditório Austregésilo de Athayde, localizado no Parlamundi do Templo da Legião da Boa Vontade, em Brasília, os membros do Fonacate (Fórum Nacional das Carreiras Típicas de Estado) debateram as estratégias políticas da entidade para as eleições de 2010. 

Tendo em vista o período eleitoral, o Fonacate elaborou uma carta para ser entregue aos candidatos à Presidência da República e aos parlamentares que concorrem a uma vaga no Congresso Nacional, cujo conteúdo apresenta os principais problemas que afetam o serviço público e, em especial, os anseios das Carreiras Típicas de Estado. 

“Vamos procurar cada candidato à Presidência da República e também parlamentares, para pedir o compromisso com as bandeiras deste Fórum que trabalha na defesa do Estado Democrático de Direito e, principalmente, por uma Administração Pública de qualidade”, enfatizou o presidente do Fonacate, Jorge Cezar Costa. 

O documento destaca a importância das carreiras exclusivas de Estado para o desenvolvimento econômico e social do Brasil e enumera questões pontuais de preocupação dos servidores destas carreiras, como o princípio da autonomia institucional e funcional; o sistema previdenciário público com paridade e integralidade entre ativos e aposentados; o respeito ao princípio constitucional do concurso público, entre outros.  

A Diretoria Executiva do Fórum está responsável por procurar o comitê de cada candidato à Presidência da República para agendar a entrega da carta. E as 22 entidades que compõem o Fonacate indicarão os nomes de parlamentares que assumam o compromisso com a melhoria do serviço público brasileiro.

Conferência – Outro tema em destaque na reunião foi a II Conferência Nacional das Carreiras Típicas de Estado, que já está com data marcada para os dias 12 e 13 de abril de 2011, no auditório Nereu Ramos, da Câmara dos Deputados, em Brasília.

A Comissão Técnica que será responsável pela programação do evento deve ser formada até o fim deste mês. Dentre as temáticas da Conferência, estão previstas a importância da Lei Orgânica da Administração Pública e a transparência nos concursos públicos.

(Fonte: Ascom/Fonacate)

Conteúdos Relacionados