Jornal do Brasil repercute proposta do Sindifisco entregue a candidatos

Jornal do Brasil também publicou nesta sexta-feira (17/9) artigo do professor titular e vice-presidente da FGV (Fundação Getúlio Vargas), Marcos Cintra, em que o economista repercute a iniciativa do Sindifisco Nacional de elaborar um estudo sobre o sistema tributário brasileiro e entregá-lo aos presidenciáveis como sugestão para uma possível reforma tributária. Na quinta-feira (16/9), como noticiado no site do Sindifisco, o Jornal de Jundiaí (SP) reproduziu o mesmo texto de autoria do acadêmico.

No artigo, Marcos Cintra cita as principais propostas defendidas pelo Sindifisco Nacional e ressalta a atuação da entidade em “contribuir para colocar a reforma tributária em discussão na campanha eleitoral”. O professor detalha que o “objetivo das medidas sugeridas [pelo Sindifisco] seria reduzir a tributação sobre o consumo com aumento equivalente do ônus sobre as empresas e as pessoas de alta renda. Em linhas gerais, o Sindifisco propõe, em relação ao Imposto de Renda, o fim de renúncias fiscais que beneficiam empresas e investidores”.

Em prol do debate de ideias, Cintra se contrapõe aos pontos elencados no estudo e defende, no artigo, a adoção do Imposto Único como solução para as questões tributárias no país. Para a DEN (Diretoria Executiva Nacional) do Sindifisco Nacional, é importante que o estudo esteja motivando o debate na sociedade e no meio acadêmico. Além disso, neste momento de campanha eleitoral, todas as opiniões são bem-vindas e enriquecem a discussão democrática.

Especificamente sobre a proposta do Imposto Único, no entanto, o Sindicato considera que ele seria inviável da forma proposta pelo professor da FGV. Segundo a forma idealizada na sugestão, há certamente o risco de uma alíquota excessivamente alta para o imposto, mesmo que a base de contribuintes fosse ampliada.

Conteúdos Relacionados