Reforma da Previdência: Sindifisco participa de Ato na Câmara
O Sindifisco Nacional, representado pelos diretores da DAP (Diretoria de Assuntos Parlamentares), Auditores Fiscais Devanir Oliveira e Maíra Giannico, participaram na terça-feira (6/02), do Ato na Câmara dos Deputados contra a Reforma da Previdência, promovido pela Frente Parlamentar Mista em Defesa da Previdência Social. Além de vários deputados e senadores, estiveram também no encontro sindicatos, federações, associações, centrais e movimentos populares.
As mobilizações contra a Reforma da Previdência devem se intensificar a partir desta semana, já que novas mudanças na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16 poderão ser apresentadas pelo relator da medida, Arthur Maia (PPS-BA), em breve. Há previsão que a proposta do Executivo deva entrar em votação no Plenário da Câmara dos Deputados a partir do dia 19/02.
O senador Paulo Paim (PT/RS) destacou que a Reforma da Previdência não será aprovada pelo Congresso. O parlamentar reforçou conclusões do relatório da CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) do Senado, que apontou não haver o alegado déficit no sistema de aposentadorias, argumento utilizado pelo Governo para justificar a necessidade de alterar as regras de aposentadoria.
"Em vez de cobrar, fiscalizar, combater a sonegação, a corrupção, e o desvio de dinheiro, o Governo quer mais uma vez passar a conta para o trabalhador", afirmou o senador.
Preocupada com o desdobramento do assunto, a DEN planejou, para o período de 19 a 22/02, uma “caravana” rumo a Brasília, com a participação de Auditores Fiscais de várias partes do País. A intenção é intensificar os trabalhos em defesa da Previdência, juntamente com outras entidades ligadas aos servidores públicos.
Os diretores da DAP destacaram a importância do Ato e os trabalhos realizados pela Classe juntamente com os deputados e senadores sobre os prejuízos e perigos oferecidos pela Reforma.
“O Sindifisco Nacional está atento e vigilante, fazendo um árduo trabalho no Congresso Nacional para bloquear ou minimizar os prejuízos que essa Reforma da Previdência irá trazer aos trabalhadores em geral e, especificamente, aos servidores públicos e aos Auditores Fiscais da Receita Federal do Brasil”, destacou Maíra Giannico.
Ao final do Ato, o diretor Devanir Oliveira ressaltou na entrevista coletiva dada a imprensa, que a categoria é totalmente contra a Reforma da Previdência e que os Auditores Fiscais têm trabalhado intensamente para derrubar essa matéria.
“Os Auditores Fiscais não vão desistir enquanto a Reforma da Previdência estiver em discussão na Casa Legislativa. Não há dúvidas que essa Reforma penalizará toda a sociedade, atual e futuras gerações. Por isso, o Sindifisco tem trabalhado para que essas regras que o Governo quer impor não sejam aprovadas no Congresso”, finalizou Devanir.
Caravana – Os Auditores Ficais devem chegar a Brasília no dia 19/02 (segunda-feira), para uma reunião preparatória, que será conduzida pelos diretores da DAP (Diretoria Executiva Nacional) nesse próprio dia, logo após o almoço (local e horário exato serão divulgados oportunamente). Nos dias seguintes (20, 21 e 22/02), a categoria realizará atividades no Congresso Nacional. O retorno dos Auditores aos seus Estados acontecerá no dia 22/02 (quinta-feira), após o almoço. As inscrições para a caravana poderão ser realizadas até quarta-feira (7/02), lembrando, entretanto, que não há mais tempo hábil para uma eventual solicitação de dispensa de ponto. Confira aqui mais informações sobre a caravana dos Auditores Fiscais.