Reforma da Previdência é foco de nova reunião do Mosap
Em reunião realizada, na terça-feira (19/3), os membros do Mosap (Movimento Nacional dos Servidores Públicos Aposentados e Pensionistas) discutiram pontos da PEC (Proposta de Emenda à Constituição) nº 6/19, relativa à Reforma da Previdência que, na visão de todos, atinge negativamente os aposentados e pensionistas das diversas categorias.
A 1ª vice-presidente do Movimento, Nélia Cruvinel, destacou que a importância do Mosap nesta luta será reforçar a defesa dos já aposentados e pensionistas nos artigos que os prejudicam, como a contribuição previdenciária dos aposentados, o aumento das alíquotas, a diminuição do percentual das pensões e a desconstitucionalização das normas da Previdência, que afeta a todos. A preocupação foi endossada pelo presidente do Mosap, Edison Guilherme Haubert e todos os demais presentes.
Por sua vez, o diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares do Mosap, José Castelo Bessa, defendeu a necessidade de mudança de atitude dos aposentados para a sua valorização por meio de maior participação nos eventos, movimentos e lutas sindicais. O dirigente ponderou também que as diretorias de Aposentados e Pensionistas dos sindicatos e associações debatam com os demais diretores pela constante defesa dos interesses dos aposentados e pensionistas.
E em meio a concentração de esforços para o debate em torno reforma da Previdência, Castelo Bessa sugeriu a definição de uma pauta comum para ativos e aposentados, pela qual todos lutarão, com base na apresentação e defesa de emendas que, ao menos, possam atenuar as graves perdas impostas pela proposta apresentada pelo governo.
Ficou definida a apresentação de emendas relativas à extinção gradativa de contribuição previdenciária dos aposentados e pensionistas, redução do valor da pensão e quanto ao aumento das alíquotas que serão trabalhadas junto aos parlamentares.
Também participou da reunião a diretora-adjunta de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do sindicato Márcia Barbosa.