Sindifisco reuniu-se com superintendente da 7º RF

A DEN (Diretoria Executiva Nacional) e a DS (Delegacia Sindical) Rio de Janeiro realizaram na tarde de segunda-feira (1º/3), reunião com a superintendente da 7ª RF (Região Fiscal), Auditora-Fiscal Eliana Polo, para discutir a reestruturação prevista para as unidades de tributos internos da 7ª RF, no Rio de Janeiro.

A reunião foi necessária já que as alterações propostas estão gerando dúvidas e insegurança entre os Auditores-Fiscais.  A Classe está reivindicando a criação de mais uma delegacia, além das três que a administração pretende criar – Delegacia de Grandes Contribuintes, Delegacia I (Centro-Leste) e Delegacia II (Norte-Oeste). Para isso, a sugestão é dividir uma das delegacias. Isso porque, na avaliação dos Auditores, a Delegacia I (Centro-Leste), da forma como está planejada, ficaria muito grande. O ideal, portanto, seria que essa unidade fosse desmembrada em duas.

A superintendente confirmou o apoio a esse pleito e sugeriu agendar outra reunião a respeito do assunto. De acordo com Eliana Polo, a dificuldade está no limitado número de cargos DAS (Direção de Assessoramento Superior) disponíveis, o que inviabilizaria a gratificação devida aos Auditores que iriam chefiar essa quarta delegacia. “Iremos lutar para que os DAS que estão faltando para a criação da quarta delegacia sejam disponibilizados pela RFB (Receita Federal do Brasil)”, afirmou o primeiro vice-presidente Lupércio Machado Montenegro.

A DEN vai contatar o secretário da RFB, Auditor-Fiscal Otacílio Cartaxo, para agendar uma reunião juntamente com a DS/Rio e a superintendência da 7ª RF, a fim de discutir a reivindicação da criação da quarta delegacia.

Outro motivo de grande preocupação dos Auditores cariocas é a lotação nas novas delegacias. Eliana Polo afirmou que há um esforço para atender às demandas, de modo que todos fiquem satisfeitos com sua lotação, ao mesmo tempo em que haja o contingente necessário para o funcionamento das delegacias.

Para isso, foi concedida aos servidores da Superintendência a opção de se transferirem para a Delegacia Norte-Oeste, onde existe dificuldade na formação de quadros, especialmente de servidores administrativos. O Sindicato propôs, como alternativa para a consecução desse objetivo, a extensão dessa possibilidade a todas as unidades no estado, bem como, a realização de um concurso de remoção regional. A proposta foi bem recebida pela administração.

Na ocasião, também foi questionada a reestruturação da área aduaneira, com a centralização da programação e da fiscalização da zona secundária na Inspetoria do Rio. “Tememos que as equipes de fiscalização aduaneira (EFA) nas unidades da RFB no estado sejam desmanteladas”, disse o diretor-adjunto Rogério Calil. Eliana Polo garantiu que a intenção é fortalecer as EFA e que disponibilizará as respostas aos questionamentos elaborados pelos aduaneiros à Diana (Divisão de Administração Aduaneira), a fim de dirimir as dúvidas suscitadas pelo processo.

Também participaram da reunião a assessora da superintendência, Mônica Paes Barreto, e os representantes da DS/Rio de Janeiro – Maria Alice Sant’Anna (vice-presidente), Alexandre Texeira (diretor de Comunicação Social), Sônia Bindes (diretora-financeira) e João Abreu (diretor de Defesa Profissional).

Conteúdos Relacionados