Aposentados recebem homenagem do Senado
A Diretora de Assuntos de Aposentadoria e Pensões do Sindifisco Nacional, Clotilde Guimarães, e o diretor-adjunto de Relações Intersindicais, Luiz Gonçalves Bomtempo, representaram o Sindicato nesta segunda-feira (8/2) em solenidade realizada no Senado Federal, alusiva ao Dia do Aposentado, que foi comemorado em 24 de janeiro. A proposta de homenagem foi do senador Paulo Paim (PT/RS).
Centenas de lideranças das entidades que lutam pelos direitos dos aposentados marcaram presença, a exemplo do presidente do Mosap (Movimento Nacional de Servidores Aposentados e Pensionistas), Edison Guilherme Haubert, e do presidente da Cobap (Confederação Brasilieira de Aposentados e Pensionistas), Warley Martins Gonçalles.
O senador Mão Santa (PSC/PI), que presidiu a sessão especial, fez um retrospecto da aposentadoria, que remonta ao século XIX e teve seu início na Europa. Mão Santa destacou que, no Brasil, a aposentadoria só foi instituída na década de 1920. “É um instrumento relativamente novo e, por isso, precisa ser revisto e amadurecido”, avaliou.
O deputado Odacir Zonta (PP/SC) parabenizou os aposentados pela história de luta e se comprometeu a fazer o papel dele lutando na Câmara dos Deputados pela aprovação das matérias de interesse desse segmento. O deputado Arnaldo Faria de Sá (PTB/SP) fez um discurso acalorado e convocou os aposentados a “invadirem Brasília” para pressionar o Legislativo em favor da aprovação das demandas da categoria.
Paim iniciou sua fala contradizendo o discurso de que a Previdência Social está falindo e reforçando a ideia de que o Brasil vive o melhor momento econômico dos últimos 50 anos. O senador também ressaltou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vem sendo citado pela imprensa mundial como a personalidade de 2009, em virtude dos bons resultados econômicos, e por isso deve também atender aos pleitos dos aposentados.
“A homenagem foi muito importante porque nós, lideranças do movimento de aposentados, demos uma demonstração de união e de que estamos esperando uma atitude dos parlamentares contra essa constante retirada de direitos”, avaliou Clotilde Guimarães.
Contextualização – O Dia do Aposentado foi criado em 1981 pela Lei 6.926 e é comemorado no dia 24 de janeiro. Na mesma data é celebrado o Dia da Previdência Social. Segundo o Ministério da Previdência Social, o país tem mais de 27 milhões de aposentados e pensionistas que recebem pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).