Começa Encontro Contábil promovido pela DEN

  

Começou nesta quarta-feira (10/3) o Encontro Contábil e Financeiro promovido pela DEN (Diretoria Executiva Nacional), em Recife (PE). O diretor de Finanças do Sindifisco Nacional, Gilberto Magalhães, fez a abertura do evento explicando o objetivo do encontro que é unificar conhecimentos relacionados às tarefas de consolidação financeira e contábil e questões estatutárias referentes às DS (Delegacias Sindicais) e à extinção dos Sindifisp (Sindicatos dos Auditores-Fiscais da Receita Federal do Brasil) vinculados à Fenafisp (Federação Nacional dos Auditores-Fiscais da RFB).

O vice-presidente do Sindicato, Lupércio Montenegro, deu as boas-vindas a todos e destacou alguns itens da pauta da DEN para este ano, como a retomada dos seminários sobre a LOF (Lei Orgânica do Fisco). O primeiro seminário acontecerá na próxima sexta-feira (12/3), na capital pernambucana.

O anfitrião do evento em Recife, o presidente da DS (Delegacia Sindical) local, José Maria Luna, agradeceu a presença de todos e, em especial, à Diretoria de Finanças da DEN por ter atendido o pleito da DS e ter concedido espaço, dentro de sua programação, para a realização de uma Assembleia Local. “Convoco todos a votarem aqui amanhã para darmos início a campanha salarial”, disse Luna.

Conselhos – Desfeita a mesa de abertura, os membros titulares do CF (Conselho Fiscal), Ricardo Skaf e José Benedito de Meira, e o membro da CPO (Comissão Permanente de Orçamento) João Luiz dos Santos (DS/PI) fizeram exposições sobre o conselho e a comissão e responderam muitas dúvidas de Auditores e funcionários das DS. Skaf pediu que a DEN criasse um protocolo de reembolso de despesas para ajudar as DS no controle de gastos.

 

A contadora do Sindicato, Cristiane Araujo, esclareceu dúvidas sobre o zeramento das contas do Sindicato, em setembro de 2009. “Apenas cumpri uma obrigação assessória por conta da fusão”, explicou. Autonomia das DS, regime de caixa e competência, sistema radar, aplicação de recursos, despesas previstas e fixadas foram outras dúvidas esclarecidas no evento.

Para Jorge Rocha, funcionário da contabilidade da DS/Rio de Janeiro, o debate está sendo muito proveitoso. “O evento facilita a vida da gente que, ou fica ligando para DEN para tirar dúvidas, ou fazendo as coisas baseado em histórico passado, que nem sempre é o correto. O evento tem que ser repetido sempre. É o nosso canal de comunicação rápido e efetivo”, elogiou. 

Conteúdos Relacionados