Auditores concluem Oficina Parlamentar

Terminou na tarde desta terça-feira (7/4), em Recife, a Oficina Parlamentar Norte-Nordeste promovida pela DEN (Diretoria Executiva Nacional) na capital pernambucana, com o apoio da DS (Delegacia Sindical) local. Depois de dois dias de palestras, 30 Auditores-Fiscais, entre ativos e aposentados, foram instruídos sobre dos trâmites, proposições e funcionamento do Congresso Nacional, para que possam atuar junto a deputados e senadores.

Durante o dia de hoje, o consultor em processo legislativo Antônio Augusto Queiroz, do Diap (Departamento Intersindical de Assessoria Parlamentar), explicou como ocorrem as articulações políticas no parlamento, tratou do funcionamento do Executivo e do Legislativo e detalhou como esses poderes interagem. No primeiro dia da oficina, os participantes assistiram à palestra do consultor legislativo Miguel Gerônimo da Nóbrega Netto, que falou sobre os regimentos da Câmara dos Deputados e do Senado Federal, além de discorrer sobre as funções do Poder Legislativo, as diferenças entre a Câmara e o Senado, a estrutura do parlamento e a tramitação dos projetos de lei.

Segundo o diretor de Assuntos Parlamentares do Unafisco, Eduardo Moreira, os participantes avaliaram de forma positiva a oficina. “O trabalho foi tão eficaz que as pessoas saíram com disposição para, se convocadas, participarem do trabalho parlamentar”, comentou Moreira. Para o diretor-adjunto de Assuntos Parlamentares, João Santos, o Auditor que esteve na oficina está preparado para atuar no Congresso Nacional. “O curso ensina como entidades, como o Unafisco, podem atuar junto ao Congresso Nacional e tratar dos assuntos de interesse da Classe”, completou João Santos. 

Opiniões – O encontro foi elogiado pelo Auditor Afonso Justino de Oliveira Junior, lotado no Seort (DRF/Recife). Ele parabenizou a diretoria local e a DEN pela escolha do material que, segundo ele, foi oportuno e muito esclarecedor. Disse ainda que eventos desse nível deveriam ser realizados com maior frequência. “Essa é uma chance única para tomarmos conhecimento da estrutura e dos caminhos do Congresso Nacional e de como proceder para a consecução dos nossos objetivos nos trabalhos parlamentares”.

Segundo o Auditor aposentado Nelson França, a Oficina foi uma excelente oportunidade para atualizar informações. “Não importa a idade, temos que estar sempre prontos para agregar conhecimento”, afirmou. Para a aposentada Alice Rocha, a Oficina lhe deu mais preparo e segurança para voltar ao trabalho parlamentar. “Essa oficina foi essencial, porque nos impulsionou para retornar à atividade. Voltarei a atuar porque acredito no futuro da categoria”.

A Oficina Parlamentar agradou não só aos Auditores, mas também aos palestrantes. “Acredito que essa seja uma excelente oportunidade para socializar o conhecimento”, disse Miguel Netto quando questionado sobre a importância de se conhecer o funcionamento do parlamento brasileiro.

Leia na íntegra o relato da DS/Recife.
 

Conteúdos Relacionados