RFB faz operação em Ponta Grossa

A RFB (Receita Federal do Brasil) de Ponta Grossa (PR) realizou na sexta-feira (30/9) uma operação de combate ao contrabando e descaminho no Shopping Popular, conhecido localmente como paraguaizinho.

Ao todo, foram vistoriadas 19 bancas e retidos 150 volumes de mercadorias, entre CDs e DVDs gravados, eletrônicos, artigos de informárica, bebidas e outros. Também foi apreendido um veículo transportando mercadorias irregulares. Juntos, os produtos estão avaliados em R$ 340 mil.

"Até mesmo para quem já está acostumado com trabalhos de combate a ilícitos, impressionou-nos o nível de detalhamento e precisão obtido no trabalho prévio de pesquisa feito pelos coordenadores da operação", afirmou o delegado da Receita Federal do Brasil em Ponta Grossa, Auditor-Fiscal Gustavo Luis Horn.

Os proprietários das bancas acompanharão, mediante agendamento, a abertura dos volumes retidos e têm 20 dias para contestar a apreensão. Confirmada a ilicitude, ocorrerá representação ao Ministério Público Federal, ao qual cabe apresentar denúncia pelos crimes de contrabando e descaminho, e que poderá solicitar providências à Prefeitura no caso de uso de espaço público para comercialização de mercadorias irregulares.

"A Receita sabe das dificuldades logísticas em megaoperações. Por isso, optou-se por trabalho intenso de inteligência e pelas fiscalizações periódicas. Em breve retornaremos," afirma o chefe da Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho nos estados do Paraná e Santa Catarina), Auditor-Fiscal Sergio Antonio Lorente.

Uma pessoa foi detida pela Polícia Federal por embaraço à fiscalização.

Fonte: Delegacia da RFB em Ponta Grossa

Conteúdos Relacionados