Receita Federal apreende R$ 50 mil em perfumes em Porto Alegre

Cosméticos e perfumes comercializados no Brasil sem o devido rótulo de importação são mercadorias de fácil retenção pela RFB (receita Federal do Brasil). Prova disso foi a ação dos integrantes da Direp (Divisão de Repressão ao Contrabando e Descaminho) na manhã de quarta-feira (7/3) em uma loja do Shopping Total, em Porto Alegre (RS). A equipe de fiscalização apresou grande volume de perfumes estrangeiros estimados em R$ 50 mil.

Toda a mercadoria estava exposta nas prateleiras da loja, fato que facilitou a inspeção. Segundo o Auditor-Fiscal Leonardo Andres Iglesias, a fiscalização recebeu informação de que o estabelecimento comercializava os produtos irregularmente. Mas, segundo ele, as apreensões nas rodovias também têm sido valiosas fontes de informações para o trabalho da Direp. Por meio delas, tem sido possível fazer um mapa do descaminho na cidade.

“As próprias pessoas que fazem o transporte das mercadorias, quando interceptadas, nos indicam quem são os receptores dos produtos”, relata. Em Porto Alegre, o principal produto fruto de descaminho é o perfume.

Os responsáveis pela empresa receberam prazo para comprovar a regularidade da importação das mercadorias. A não comprovação da origem dos perfumes acarretará em representação penal junto ao Ministério Público Federal, além da pena administrativa de perdimento dos mesmos.

Conteúdos Relacionados