Equipe da Alfândega do Porto de Rio Grande apreende carne ilegal
Em ação de repressão ao contrabando e descaminho de cargas transportadas a bordo dos navios da região, a equipe da Seção de Vigilância e Controle Aduaneiro da Alfândega Porto do Rio Grande (RS) identificou, na quinta-feira (26/1), três conteineres sem documentação.
Os carregamentos transportavam cerca de 78 toneladas de carne sem osso de origem uruguaia, com valor estimado em R$ 1 milhão, e foi identificado através do Siscomex Carga, procedimento informatizado da RFB (Receita Federal do Brasil) de controle das embarcações, de suas cargas e unidades de cargas procedentes ou destinadas ao exterior.
De acordo com o Inspetor-chefe da Alfândega de Rio Grande, Auditor-Fiscal Marco Antônio Almeida Medeiros, “tanto o Siscomex quanto o profissionalismo da equipe contribuem para o êxito nas apreensões. Porém, o resultado poderia ser melhor se houvesse aumento de efetivo e capacitação para ampliar a presença fiscal”.
A pena para o infrator que não prestar informação de mercadoria transportada na embarcação para RFB é de perdimento da carga.
Fonte: assessoria de Comunicação Social da Superintendência Regional da RFB (10ª RF)
{yoogallery src=[images/publicacoes/boletins/2012/01-janeiro/Bol589/trab_auditor/]}