Receita apreende produtos estrangeiros sem documentação em Santa Maria (RS)
Com a ajuda de um scanner móvel, a RFB (Receita Federal do Brasil) apreendeu no Centro de Distribuição dos Correios de Santa Maria (RS) volumes com perfumes e aparelhos eletrônicos estrangeiros. A ação ocorreu na noite de terça-feira (31/1).
No total, foram apreendidos 15 volumes de mercadorias que estavam sem documento de importação. De acordo com o coordenador da operação, o Auditor-Fiscal Rafael Pillar, os remetentes serão intimados para comprovar a origem dos produtos. “Caso não apresentem a documentação no prazo estipulado, será dado perdimento das mercadorias”.
O Auditor, que também é diretor de Relações Intersindicais do Sindifisco Nacional, explicou o uso do scanner móvel na ação. O aparelho é uma novidade nos trabalhos da RFB. É parecido com aqueles utilizados nos aeroportos, onde os produtos são colocados numa esteira e passam por verificação no raio-x. “Essa foi a primeira vez que utilizamos o scanner por aqui, e já observamos que facilita muito o trabalho de fiscalização”, disse.