Rádio Nacional debate Imposto Justo em entrevista

A Campanha Imposto Justo foi tema do programa Revista Brasil, da Rádio Nacional, na manhã de quinta-feira (22/8). Ao apresentador, Valter Lima, o presidente do Sindifisco Nacional, Pedro Delarue, explicou as propostas que englobam a Campanha, como o PL (Projeto de Lei) 6094/13 e a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) 283/13.

A primeira prevê a correção anual da Tabela do Imposto de Renda, a tributação de lucros e dividendos distribuídos a pessoa física ou jurídica, entre outras mudanças. A segunda, conhecida como a PEC dos Jatinhos, permite cobrança do IPVA (Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores) sobre jatinhos, helicópteros, lanchas e iates particulares. As duas propostas estão em tramitação na Câmara dos Deputados.

Indagado sobre o empenho dos parlamentares para a aprovação da matéria de reajuste da tabela, Delarue disse que pode haver resistência dos congressistas devido à perda de receita do Governo nos próximos dez anos [em torno de R$ 140 bilhões] e que, por esse motivo, o apoio popular fará a diferença na decisão dos parlamentares.

O mesmo empenho da sociedade, segundo Delarue, deve ser creditado à PEC dos Jatinhos, uma vez que são ideais que vão ao encontro do princípio da justiça social.

“Dentro dessa ideia de que o Estado tem de ser sustentado por todos nós, os ricos têm de pagar proporcionalmente muito mais que os pobres. E aqui no Brasil, a legislação faz com que aconteça ao contrário. Acaba que os pobres proporcionalmente pagam muito mais imposto que os mais ricos. Então, por isso é que esses dois projetos necessitam de apoio popular para chegar com força de pressão ao Congresso Nacional”, enfatizou na entrevista.

O sindicalista finalizou o debate convidando os ouvintes a aderirem à Campanha por meio do site www.impostojusto.org.br. Além do endereço eletrônico, o internauta também pode fazer a adesão por meio do Facebook.

Ouça a entrevista aqui:

images/videos/2013/RadioNacional22.08.2013.mp3

Conteúdos Relacionados