Veículos de comunicação repercutem apresentação do Fronteira em Foco
A Rádio Câmara e outros veículos de comunicação repercutiram, na quarta-feira (19/10), a apresentação do Projeto Fronteira em Foco a deputados e integrantes de órgãos de segurança do Estado na Subcomissão Especial para Acompanhar as Ações de Proteção às Fronteiras. A apresentação foi feita pelo secretário-geral do Sindifisco Nacional, Cláudio Damasceno, durante Audiência Pública no último dia 18.
O pedido de apresentação foi feito pelo presidente da subcomissão, deputado Roberto de Lucena (PV/SP). A subcomissão é uma das divisões da Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados.
A matéria “Postos da Receita Federal poderão ser beneficiados por emendas parlamentares”, da Rádio Câmara, diz que o relator da subcomissão da Câmara que acompanha ações de proteção às fronteiras, deputado Roberto de Lucena (PV/SP), deve sugerir em seu relatório que os deputados destinem verbas das emendas parlamentares ao Orçamento para melhorar os postos da Receita Federal do Brasil nas fronteiras do país.
A reportagem chama a atenção para a constatação do Sindicato no que diz respeito à precariedade de infraestrutura e falta de pessoal em vários postos de fronteira da Receita Federal. De acordo com a reportagem, o deputado Roberto de Lucena quer contribuir para a solução dos problemas. "Nós vamos nos debruçar sobre essa sugestão, levá-la aos demais membros da Subcomissão de Fronteira e, quem sabe, transformar essa sugestão numa proposta, e levar à Casa o desafio de que cada parlamentar faça uma destinação pequena de 1% a 2% destinada à fronteira", afirma o deputado.
Assim como em outras reportagens, matéria da Rádio Câmara apresentou detalhes sobre o Fronteira em Foco e abordou alguns dos questionamentos colocados pelo secretário-geral do Sindifisco. "Dos 26 pontos de fronteira da Receita Federal, nós encontramos uma situação de abandono em muitas localidades, de precária vigilância externa, de completa insegurança funcional para os Auditores-Fiscais, e o que mais tem nos assustado nos últimos dias é a questão da suspensão do porte de armas para os auditores fiscais".
A apresentação do projeto Fronteira em Foco na Subcomissão da Câmara também foi destaque em outros veículos de comunicação, como a Agência Câmara e o Correio do Estado.